OMS quer velocidade máxima de 100 km/h nas autoestradas

04/11/2021

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou o seu plano global ‘Década de Ação para Segurança no Trânsito 2021-2030’, com medidas concretas para reduzir em 50% as mortes e lesões graves no trânsito em todo o mundo. Entre as quais, a proposta de alteração dos limites de velocidade nas localidades para 30 km/h, 80 km/h fora das localidades e o máximo de 100 km/h nas autoestradas.

“O objetivo é inspirar os países, incluindo governos e parceiros, a agir de forma ousada e decisiva, usando as ferramentas e os conhecimentos adquiridos na última Década de Ação para mudar de rumo”, pode ler-se no documento.

De acordo com os relatórios oficiais, os acidentes de viação são a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. São cerca de 3,5 mil pessoas que perdem a vida diariamente nas vias de trânsito, segundo números publicados no portal da OMS.

“A perda de vidas e meios de subsistência, as deficiências causadas, a tristeza e a dor e os custos financeiros por acidentes de trânsito representam um preço insuportável para famílias, comunidades, sociedades e sistemas de saúde. Muito desse sofrimento é evitável, tornando as vias e os veículos mais seguros e promovendo caminhadas, uso de bicicletas e maior uso do transporte público com segurança. O Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito apresenta as etapas práticas e baseadas em evidências que todos os países e comunidades podem adotar para salvar vidas”, explicou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Já Etienne Krug, diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde, lembrou que mais de 50 milhões de pessoas morreram nas estradas desde a invenção do automóvel.

“Isso é muito mais do que o número de mortes na Primeira Guerra Mundial ou algumas das piores pandemias. É tempo de colocar em prática o que sabemos que funciona e mudar para um meio de transporte muito mais seguro e saudável. Este novo plano levará os países a um caminho mais sustentável”, acrescentou.