Publicidade Continue a leitura a seguir

ONU pede o fim dos motores de combustão em países desenvolvidos

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Organização das Nações Unidas (ONU) quer que os países desenvolvidos parem de produzir veículos com motores a combustão até 2035, meta avançada pelo secretário-geral, o português António Guterres, numa conferência sobre transportes em Pequim, na China.

«Os governos têm de incentivar opções de transporte limpo, até mesmo por meio de normas e impostos, e impor uma regulamentação mais rígida nas infraestruturas e nas vendas», disse Guterres. O secretário-geral da ONU preconiza ainda que o transporte marítimo e a aviação internacional – setores deixados de fora dos planos de redução das emissões –, atinjam «emissões zero» em 2050».

De modo a que sejam cumpridos os compromissos de combate às mudanças climáticas, a proposta prevê um alargamento desse prazo até 2040 para os países em vias de desenvolvimento, quando muitos mercados já estabeleceram datas concretas para parar a produção de veículos novos equipados com motores de combustão interna.

Não só o automóvel foi alvo das declarações de António Guterres, que lembrou que «as empresas de aviação devem começar a usar combustíveis sustentáveis a fim de reduzir as emissões de carbono por passageiro em cerca de 65% até 2050».