Opel Classic apresenta novas visitas temáticas virtuais

24/04/2023

Os modelos da Opel são emocionais, eficientes e agora, na sua maioria, electrificados. Porém, ao mesmo tempo, o fabricante de automóveis baseado em Rüsselsheim está bem ciente do seu rico património. O novo rosto da marca, o Opel Vizor, inspirado na frente do lendário Manta, é actualmente o exemplo mais marcante. Os interessados em saber mais sobre os veículos de mais de 160 anos de história da empresa – incluindo mais de 120 anos de tradição na produção de automóveis – podem fazê-lo online, clicando e percorrendo a extensa colecção Opel Classic. Esta colecção está agora a tornar-se ainda mais abrangente. Três novos tópicos foram acrescentados às visitas virtuais a 360 graus, “Concepts & Studies”, “Touring Cars” e “The Golden Sixties”.

“A Opel sempre combinou a inovação com a tradição para desenvolver automóveis com tecnologias de ponta e, ao mesmo tempo, evocar emoções. Com as três novas visitas virtuais, os visitantes podem agora mergulhar ainda mais fundo no mundo Opel. Desta forma, ficarão a par de muitos factos emocionantes ou mesmo alguns segredos bem guardados sobre estudos, veículos desportivos e automóveis clássicos que se tornaram verdadeiros ícones”, declarou Leif Rohwedder, Director da Opel Classic.

“Concepts & Studies”: Futuristas, inovadores e, por vezes, um pouco excêntricos

Protótipos, concept cars e estudos de design apimentam todas as colecções de automóveis clássicos. Na Opel, muitos desses veículos contemporâneos, na sua maioria únicos, sobreviveram. Estes incluem modelos iniciais, tais como uma réplica exacta do Opel Kadett de dois lugares de 1938, veículo que foi desenvolvido na altura sob o nome de código “Strolch”, o qual pode ser considerado o antepassado de todos os modelos desportivos Kadett e Astra. O Experimental GT é, também, lendário: o estudo do automóvel desportivo causou uma onda de entusiasmo no IAA de 1965 – e foi o primeiro automóvel conceptual de um fabricante alemão. Outros destaques desta visita incluem o Astra OPC X-treme com motor de 444 cv, modelo que dispõe de carroçaria em carbono e portas do tipo “asas de gaivota”, bem como o GT X Experimental. Em 2018, o estudo de um SUV totalmente eléctrico apresentou pela primeira vez a frente “Vizor” dos actuais modelos Opel.

“Touring Cars”: Preparados, sem cedências, para a máxima performance

A visita virtual “Touring Cars” também irá despertar emoções e fazer fluir a adrenalina. Porque a herança da marca no mundo do desporto motorizado é multifacetada. E tem, igualmente, uma grande tradição – em 1899, o primeiro veículo de competição da Opel marcou presença numa grelha de partida. Depois dos automóveis de rali, os veículos de turismo, preparados sem quaisquer cedências para a máxima performance, são os mais fascinantes. Lendas da competição como o Opel Rekord C “Black Widow” ou o Kadett GSi 16V DTM, que entusiasmou os fãs nas pistas de corridas a partir de 1989, comprovam-no. A partir do ano 2000, a Opel entrou no campeonato DTM – Deutsche Tourenwagen Masters com um especialmente desenvolvido Astra V8 Coupé, tendo garantido imediatamente o segundo lugar. Seguiram-se outras competições, tais como a lendária corrida de 24 horas no Circuito de Nürburgring. Ali, o Astra com tecnologia de vanguarda obteve a vitória geral em 2003 e foi depois preservado no seu estado original, incluindo a sujidade da pista e os salpicos de champanhe da cerimónia de vitória.

“The Golden Sixties”: A beleza intemporal e a liberdade pessoal

“The Golden Sixties” proporciona uma visão um pouco mais descontraída, mas igualmente fascinante, da história. Brilhantes cromados, pneus de parede branca, grandes janelas – os automóveis clássicos desta época incorporam uma beleza intemporal e a liberdade individual. Os ícones da Opel da década do Woodstock, da viagem à lua e da televisão a cores incluem destaques como o Opel Rekord P2 Coupé de 1962, que, em tom de brincadeira, foi apelidado de “Racing Boot” graças ao seu tejadilho curto e traseira longa. Em 1965, a classe de luxo da Opel recebeu um novo modelo na sua forma mais elegante, o Diplomat V8 Coupé – o veículo mais exclusivo da gama de modelos de Rüsselsheim – foi produzido pelo construtor de carroçarias Karmann. A sua exclusividade reflete-se também nos números de produção, até 1967, apenas 347 exemplares foram produzidos. O Rekord B, apresentado no mesmo ano, é igualmente lendário, por um lado, devido ao seu pioneiro motor “CIH” e, por outro, devido a um dos seus orgulhosos proprietários, Sepp Herberger, treinador da seleção alemã de futebol campeã do mundo em 1954.

Para aceder aos salões sagrados da colecção Opel Classic clique aqui.