“Opel Rocks e-xtreme” ganha concurso para melhor design da marca alemã

03/12/2022

Concept-car desenvolvido por Lukas Wenzhöfer convenceu o júri do concurso de design Rocks-e. O design vencedor do concurso Rocks-e será construído como um “one-off” pela Opel.

O desafio era despertar a criatividade e o talento dos estudantes para criarem um design divertido e irreverente para o Rocks-e, num concurso designado, precisamente, “Rocks-e Design Hack”. E a resposta foi “avassaladora”, segundo expressão da própria Opel. Ou melhor: “e-xtreme”, dado que foi esse o “apelido” do vencedor.

Jovens designers de todo o mundo participaram no concurso nas redes sociais. Com ideias e designs que surpreenderam o júri composto pelo CEO da Opel, Florian Huettl, pelo vice-Presidente de Design, Mark Adams, e pela influencer e especialista em automóveis, Jessica Thön.

O vencedor foi agora escolhido: Lukas Wenzhöfer, oriundo de Hünfelden, em Hesse, e que estuda na Universidade de Design em Pforzheim/Baden-Württemberg, convenceu o júri com a sua interpretação do Opel Rocks-e como um “Rocks e-xtreme”, um elétrico todo-o-terreno. A Opel irá construir o design vencedor como um inédito Rocks-e. Uma novidade absoluta: a comunidade poderá acompanhar o processo de criação do concept “Rocks e-xtreme” através dos canais das redes sociais

“Os muitos projetos de design extraordinários concebidos para o Opel Rocks-e mostram como o nosso inovador quadriciclo elétrico é uma inspiração em todo o mundo! O enorme interesse e as ideias únicas provam o potencial da mobilidade elétrica e dos modelos pequenos e ágeis de acesso. O Rocks-e causa impacto e oferece diversão de condução sem emissões locais logo a partir dos 15 anos. Felicitamos Lukas Wenzhöfer e, ao mesmo tempo, agradecemos a todos os participantes do Design Hack pela sua grande criatividade e empenho”, afirma o CEO da Opel, Florian Huettl.

Elétrico, divertido e impactante

Foi uma sensação extremada, no bom sentido, quando o júri viu o design do Rocks-e de Lukas Wenzhöfer. E foi exatamente isso que o estudante de design industrial de 26 anos de idade chamou ao seu concept: “Opel Rocks e-xtreme”. Wenzhöfer é uma fã do inovador veículo ligeiro há já algum tempo: “O Opel Rocks-e permite aos jovens serem móveis e desfrutarem de uma experiência de condução não filtrada. O meu concept assume estes pontos e leva-os ao extremo. A capacidade todo-o-terreno promove a sensação de liberdade para chegar a qualquer destino. E o aumento da desportividade promete mais prazer de condução para mostrar que a mobilidade elétrica é mais do que apenas uma solução consensual”, explica Wenzhöfer.

Isto resultou num veículo todo-o-terreno, elétrico e divertido, com um visual impactante. Rodas distintamente orientadas para o exterior para uma postura larga e sólida, triângulos duplos à frente e, dependendo dos requisitos do terreno, molas e amortecedores adaptativos para cada roda, e ainda uma estrutura roll-bar em amarelo brilhante. Finalmente, na traseira, o grande spoiler com a inscrição de cor turquesa “e-xtreme” e o número “001” mostram que se trata de um veículo de dois lugares absolutamente único, elétrico a bateria, que cumpre um só objetivo: oferecer pura diversão de condução fora de estrada! “Era importante para mim conseguir um bom equilíbrio entre detalhes interessantes e uma impressão geral pura, a fim de preservar o carácter básico do Rocks-e e de permanecer fiel à linguagem de design Opel, arrojado e puro”, acrescenta o jovem de 26 anos de idade.