Orgulho Gay: Cinco marcas automóveis que metem travão ao preconceito

04/07/2021

Fiat, Porsche, Bentley, BMW e Mercedes são apenas alguns exemplos de marcas automóveis que lutam pela igualdade e celebram a diversidade.

O Dia Internacional do Orgulho LGTBI assinalou-se a 28 de junho, mas as celebrações pela diversidade e pela tolerância terminam oficialmente neste dia 4 de julho.

O movimento com cada vez mais eco na sociedade atrai um número já importante de empresas organismos e marcas, incluindo fabricantes de automóveis já na linha do apoio à comunidade LGTBI em todo o mundo, com iniciativas criadas especificamente em defesa da causa.

Já em 2010, a Fiat lançou cinco edições especiais do 500 alusivas ao movimento do Orgulho Gay. Com as designações Drag, Leather, Oso, Lesbo e Cool, cada um destes exemplares ostentavam acabamentos e cor específicos, com a aplicação de materiais exclusivos.

Na sua ação mais recente, em 2020, por assinalar o Christopher Street Day (o Dia do Orgulho Gay na Alemanha), o Museu Porsche colocou em exposição seis exemplares do 911 GT3 com carroçarias pintadas a roxo, laranja, amarelo, verde, azul e rosa, as cores do movimento.

Também em 2020, a Bentley apresentou versão especial do Continental GT Convertible personalizado nas cores do arco-íris que representam o movimento LGTBI em todo el mundo. Para a companhia, este veículo simboliza três temas essenciais: orgulho pela diversidade da sede da Bentley em Crewe e em todo el mundo, esperança e gratidão, numa fase em que a empresa regressava aos lucros depois da primeira crise da COVID-19.

Em junho do ano passado, quando apresentou um BMW Serie 8 Cabrio com as cores do arco-íris, a divisão americana da marca bávara juntava-se uma vez mais às comemorações do Orgulho LGTBI. Antes, em 2019, um BMW Serie 8 personalizado pelo designer Jonathan Adler foi criado com o mesmo objetivo.

No palco mais mediático da Fórmula 1 e em parceria com a FIA, a Mercedes-AMG GT R deu voz ao movimento do arco-íris, ao decorar o Safety Car e o carro médico da prova com elementos que simbolizam a unidade e o compromisso do desporto com a diversidade e a inclusão. Marcaram presença no Grande Prémio de Áustria.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.