O London Concours, organizado pela Montres Breguet é uma das montras mais excitantes do mundo quando se fala de automóveis clássicos e máquinas exóticas.
Cerca de 80 automóveis, divididos por 11 classes fazem parte deste evento que conta também com uma atribuição de prémios para os melhores de categorias como ‘The Pursuit of Speed’, ‘Japanese Jewels’, ‘The Italian Spiders’, entre outras. Na categoria “Best of the Show”, o grande vencedor foi um Toyota 2000GT, que terá originalmente sido vendido em Moçambique, mas que, posteriormente fez a viagem até Portugal, em 1976.
Este raro espécimen traz a bordo um motor 2.0 ou 2.3 litros de seis cilindros em linha, e dispara entre 138cv e 148cv, combinado com um diferencial de deslizamento limitado e travões de disco completos – ambos premiéres na a indústria automóvel japonesa. Foi também o primeiro carro japonês com direção de pinhão e cremalheira e capaz de atingir uma velocidade máxima de 217Km/h. Apenas 351 carros foram construídos no total, sendo este o chassi nº. MF10-10129.
Os restantes contemplados podem ser encontrados na lista abaixo:
Best in Show – Toyota 2000GT
Chairman’s Award – Ferrari 250 GT California SWBPursuit of Speed – Sponsored by Montres Breguet – Koenigsegg Agera S
Highly Commended – Jaguar XJ220
Fins and Chrome – Sponsored by Adrian Flux and American Classic Magazine – Cadillac Sedan de Ville
Highly Commended – Chrysler 300F
Japanese Jewels – Sponsored by Concours of Elegance – Toyota 2000GT
Highly Commended – Mitsubishi Evo 6 Tommi Mäkinen Edition
Great British History, Sponsored by Engine Notes – Jaguar SS100
Highly Commended – Invicta S Type
Highly Commended – Fiat-Abarth 2200 Allemano
Great Marques – Mercedes, Sponsored by Moss Automotive – Mercedes-Benz 300SL ‘Gullwing’
Highly Commended – Mercedes-Benz 600 LWB
Por: Nuno Freitas Faria