Oscar Piastri (McLaren) vence Grande Prémio da Hungria de F1

22/07/2024

O australiano Oscar Piastri (McLaren), com 23 anos tornou-se, este domingo, no primeiro piloto nascido no século XXI a vencer uma prova do Mundial de Fórmula 1, ao ganhar o Grande Prémio da Hungria, 13.ª ronda da temporada.

 

Doze meses depois de se ter estreado na Fórmula 1, o jovem piloto da McLaren venceu a sua primeira corrida no Grande Prémio da Hungria. Oscar Piastri, começou em segundo lugar, mas acabou por beneficiar de uma má largada por parte do seu colega de equipa. Nas últimas voltas, as tensões escalaram entre Lando Norris e os estrategas da McLaren ao demostrar desagrado em deixar Piastri liderar a corrida.

Piastri, acabaria por cortar a meta na primeira posição, com 2,141 segundos de vantagem sobre o colega de equipa britânico Lando Norris (McLaren), segundo, e 14,880 sobre o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), terceiro e que conquistou o 200.º pódio na Fórmula 1.

O pódio do Grande Prémio da Hungria contou simultaneamente com uma ‘dobradinha’ da McLaren, e uma ‘dobradinha’ britânica – com Lando Norris em segundo lugar e Lewis Hamilton a ocupar a terceira posição. O campeão mundial por sete vezes conquistou este domingo, o seu 200.º pódio da carreira.

A corrida ficou ainda marcada por um choque entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, com o Red Bull a “ganhar asas” para fora da pista e terminar em quinto lugar. Com estes resultados, Max Verstappen (Red Bull), mantém a liderança do campeonato, mas agora com 76 pontos de vantagem sobre Norris, que é segundo.

Fonte: Lusa