Óscares: Um Saab 900 Turbo também foi protagonista da noite

28/03/2022

Óscar de Melhor Filme Internacional foi para “Drive my Car”, que tem entre os protagonistas… um Saab 900 Turbo.

Os carros e o cinema são indissociáveis. Mas nesta 94.ª cerimónia dos Óscares da Academia das Artes Cinematográficas dos Estados Unidos, em Los Angeles, nem carro do Batman, Ferrari, Porsche ou Lamborghini – o grande protagonista da noite foi… um Saab 900 Turbo.

O carro da marca sueca tem um papel de destaque em “Drive my Car”, produção japonesa com assinatura de Ryûsuke Hamaguchi, vencedor do Óscar para melhor filme estrageiro.

“Drive my Car” (que concorria em quatro categorias, incluindo a de Melhor Filme de 2022), ultrapassou “A Fuga”, de Jonas Poher Rasmussen, “A Mão de Deus”, de Paolo Sorrentino, “Lunana: a Yak in the classroom”, de Pawo Choyning Dorji, e “A Pior Pessoa do Mundo”, de Joachim Trier. Antes, venceu o Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro e o prémio para o melhor guião na edição mais recente do Festival de Cannes.

O filme é baseado num conto de Haruki Murakami e conta a história do ator e diretor de teatro Yusuke Kafuku, que se encontra numa profunda depressão após perder a sua esposa. Ao decidir aceitar a participar na direção de uma peça em Hiroshima, mas recusando-se a conduzir, Yusuke vai ser transportado por uma jovem, Misaki Watari, com quem passa grande parte da trama em viagem no Saab 900 Turbo.