Publicidade Continue a leitura a seguir

Pagava 2 mil euros para ter o avô dos simuladores de ‘Gran Turismo’?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na década de 50, os nossos avós não aceleravam no ‘Gran Turismo’ ou em qualquer outro jogo para consolas tão realista. Mas os simuladores de condução já existiam para alimentar o “bichinho” das corridas.

Este curiosíssimo ‘International Mutoscope Drive Yourself Road Test’, por exemplo, não é mais do que o antepassado das nossas máquinas de jogos modernas, fabricado em 1954, por uma empresa norte-americana, com sede em Long Island, Nova Iorque, para funcionar com moedas – não sabemos quais.

Apesar de arcaico, com 1,52 metros de comprimento, 2,02 de altura e 74 cm em largura, o equipamento já tinha um assento que acompanhava os movimentos do volante, para sensações ainda mais realistas. Enquanto o jogador só tem de manter o carro dentro da estrada, que vai passando a toda a velocidade no ecrã imediatamente à frente dos olhos.

Se a trajetória está correta, a máquina mantém acesa uma luz verde, que passa a vermelho sempre que pisamos uma das bermas da estrada. Durante a ação, vão sendo ligados avisos e sinais luminosos com dicas ou algumas mensagens de incentivo. No final, como nos jogos modernos, fazem-se as contas aos pontos somados para conhecer a classificação que vão de “maçarico” a “expert”.

Como pode ler-se na própria consola, diversão garantida dos “8 até aos 88”

A peça retro foi vendida em leilão esta semana pela Gooding&Company, por 2.063 dólares, cerca de 1700 euros.