A Porsche acredita que na sua gama há espaço para uma variante mais versátil e, procurando chegar a uma nova franja de clientes, que procurem desportividade e funcionalidade, a marca preparou o novo Panamera Sport Turismo, uma carrinha de visual bem conseguido e soluções inéditas em termos de versatilidade.

Apostando num visual muito ao estilo de ‘shooting brake’, este novo Panamera Sport Turismo conta com uma secção traseira completamente diferente da berlina, destacando-se pelo tejadilho alongado e pela maior capacidade da bagageira – de 520 litros a 1.390 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, onde cabem agora três pessoas.

Curiosamente, o novo modelo da marca alemã não viu o seu comprimento aumentar, mantendo-se nos 5.049 mm de ponta a ponta e uma largura de 1.937 mm. Medida maior é a da altura, que aumentou em 5 mm.

Com cinco variantes de motor, o Panamera Sport Turismo terá opções 4 (330 CV), 4S (440 CV), 4S Diesel (422 CV), 4 E-Hybrid (462 CV) e Turbo (550 CV), replicando desta forma a mesma gama da berlina.

Ponto curioso é também o spoiler traseiro ativo que tem três modos de funcionamento de acordo com a velocidade e com o modo de condução escolhido, podendo fornecer uma carga aerodinamica de 50 kg no eixo traseiro. Até aos 170 km/h, o elemento central do Porsche Active Aerodynamics (PAA) mantém-se retraído com um ângulo negativo de sete graus, reduzindo o arrasto e os consumos. Acima daquela velocidade, o spoiler eleva-se para uma posição de performance, sendo que nos modos Sport e Sport Plus basta passar dos 90 km/h para assumir uma posição de ‘performance’.

Tecnicamente, contará com sistemas como o Porsche Advanced Cockpit que contempa tecnologias de assistência à condução como o cruise control adaptativo Porsche InnoDrive, havendo que contar ainda com itens como o eixo traseiro direcional e chassis dinâmico Porsche (PDCC Sport) para melhor comportamento dinâmico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.