“Pandemia aumentou muito as vendas e-commerce”, diz Luís Ribeirinho, da AvaliarCarro.com

17/09/2020

AvaliarCarro.com é o novo site que promete encontrar, em segundos, o real valor de um usado. Luís Ribeirinho, diretor comercial da plataforma, defende que a pandemia aumentou ainda mais as vendas online. E o setor automóvel “não é exceção”

Destinado a todos os proprietários de veículos, o novo site AvaliarCarro.com, lançado ontem, promete fazer uma avaliação, através de uma entidade independente, facilitando o processo de venda ou a entrega do veículo para retoma. O funcionamento é simples: basta aceder à plataforma, digitar a matrícula, inserir algumas informações adicionais do modelo e obtém-se, em escassos segundos, o seu valor de mercado atual.
Luís Ribeirinho, diretor comercial do AvaliarCarro.com, acredita que “a situação de pandemia que estamos a viver trouxe um aumento exponencial nas vendas em e-commerce em todas as áreas e o sector automóvel não é exceção”, afirma. “Acreditamos que, com a cada vez maior utilização do digital, exponenciada pelo aumento do teletrabalho, esta tendência tenderá a manter-se. Por esse motivo, achamos que o AvaliarCarro.com pode ser uma ferramenta útil para todos os proprietários de viatura própria em Portugal”.

Luís Ribeirinho, diretor comercial da AvaliarCarro.com

Para fazer a avaliação, não é necessário explicar, ao pormenor, todas as caraterísticas técnicas do veículo. “A nossa base de dados é exaustiva e completa, e inclui todos os carros comercializados em Portugal, com as respetivas caraterísticas técnicas”, acrescenta.

Valor real do usado
Devido à pandemia, “as vendas de veículos novos baixaram aproximadamente 40% (contabilizando entre janeiro e agosto de 2020)”, diz. “As quebras na procura de viaturas usadas foram muito menores que as quebras registadas na procura de carros novos”, adianta Luís Ribeirinho. E sublinha. “Nesta fase de abrandamento da economia, o consumidor estará mais propenso a olhar minuciosamente para os custos e para o valor real das viaturas, antes de fazer qualquer negócio. A ferramenta AvaliarCarro.com pode ser de uma grande ajuda para análise destes cenários e hipóteses, antes da tomada de qualquer decisão”.

As expetativas quanto ao alcance do site são grandes. “O nosso objetivo é sermos uma marca de referência a nível nacional na avaliação de veículos usados. Esperamos que neste site venham a ser feitas 15 a 20 mil avaliações por mês. O nosso público-alvo é constituído por todos os proprietários de veículos do país. Qualquer proprietário pode precisar de vender ou avaliar o seu veículo, em qualquer altura, e é aí que podemos ajudar”, esclarece Luís Ribeirinho.

A base de dados é um dos grandes trunfos do site.“Dispomos de uma base de dados que inclui todos os carros que foram comercializados em Portugal nos últimos 15 anos. Graças a essa base de dados, o processo de avaliação é extremamente simples, mesmo para um utilizador que não saiba todas as especificações técnicas do veículo que pretende avaliar.

Graças à qualidade da nossa base de dados, em poucos segundos, e sem ter muito trabalho, qualquer pessoa pode ficar a saber quanto vale o carro”, afirma.

O site visa chegar a todos os interessados em vender um usado. Pode dizer-se que ainda existe um grande desconhecimento em relação ao valor real de um automóvel usado? “Este site destina-se essencialmente a proprietários que estejam interessados em vender (ou saber quanto vale) a sua viatura. No cidadão comum, que não trabalha no setor automóvel, existe realmente um desconhecimento sobre os valores reais dos veículos. É aí que o AvaliarCarro.com pode ajudar.

A nossa avaliação é efetuada utilizando algoritmos numéricos e estatísticos, e baseia-se na realidade do mercado português. Atualmente, muitas avaliações de usados são feitas com base na perceção do comerciante sobre o valor do carro. Nós avaliamos com base em dados exatos e completos sobre transações reais no mercado português”, salienta o diretor comercial.

Declaração de avaliação
Outro dos trunfos do site é a declaração de avaliação, um documento que pode ser adquirido online e que comprova, perante terceiros, o valor do veículo.

“Pode ser necessária numa situação de partilhas, numa indemnização a receber baseada no valor de um veículo, ou na importação de uma viatura – ao importar um carro, será necessário demonstrar o valor do mesmo, para o cálculo do ISV a pagar. A esmagadora maioria das avaliações de veículos existentes online é feita por empresas que comercializam automóveis. A avaliação do AvaliarCarro.com é feita por uma entidade independente”, reforça. “O valor da avaliação é obtido através da análise de negócios de compra e venda de veículos, efetuados diariamente em Portugal. É com base nesses milhares de transações que fornecemos o valor do veículo. É um valor baseado no mercado”, diz.