Parceria entre Iberdrola e BP envolve rede de postos rápidos e produção de hidrogénio verde

01/08/2022

A Iberdrola e a BP anunciaram um plano para estabelecer uma aliança estratégica para acelerar a transição energética. As empresas vão colaborar para expandir a infraestrutura de carregamento público rápido de veículos elétricos, de forma a aumentar a penetração da mobilidade elétrica, bem como para desenvolver centros de produção de hidrogénio verde em larga escala em Portugal, Espanha e Reino Unido.

11 mil postos rápidos até 2030

A Iberdrola e a BP pretendem criar uma joint venture com um plano de investimento até 1.000 milhões de euros para implantar uma rede de 11.000 pontos de carregamento público rápidos e ultrarrápidos em locais de grande procura em Portugal e Espanha, expandindo significativamente o acesso à recarga tanto para veículos ligeiros de passageiros como para frotas de veículos pesados e carrinhas, acelerando assim a mobilidade elétrica.

O plano prevê a instalação e operação de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e atingir a meta de 11.000 até 2030. Para isso, a BP e a Iberdrola propõem incluir nesta joint venture os seus atuais e futuros centros de carregamento rápido.

A BP prevê utilizar parte da sua rede, com 1.300 estações de serviço, como hubs de carregamento, para a joint venture em Portugal e Espanha. Desta forma, os condutores de veículos elétricos poderão carregar em estações seguras, com acesso a serviços de conveniência adicionais.

Produção de hidrogénio verde integrado em larga escala

As empresas planeiam constituir uma joint venture para a produção integrada em grande escala de hidrogénio verde em Portugal, Espanha e Reino Unido, bem como a produção dos seus derivados, como o amoníaco verde e metanol, com potencial de exportação para o noroeste da Europa.

O objetivo das empresas é desenvolver em conjunto centros de produção de hidrogénio em Portugal, Espanha e Reino Unido, com capacidade até 600.000 toneladas por ano, integrando uma nova capacidade em energias renováveis. O projeto verde de hidrogénio da refinaria de Castellón da BP fará parte do acordo.

Com base nesta colaboração em Portugal, Espanha e Reino Unido, a Iberdrola e a BP pretendem explorar potenciais oportunidades futuras de produção de hidrogénio verde noutras geografias.

O OBJETIVO É CONCLUIR A CONSTITUIÇÃO DE AMBAS AS JOINT VENTURES ATÉ AO FINAL DE 2022, SOB RESERVA DAS NECESSÁRIAS AUTORIZAÇÕES REGULAMENTARES.