M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há um problema com a imagem de muitos automóveis elétricos. Várias marcas querem usar o design para chamar atenção para a tecnologia, e estes acabam por ter uma personalidade demasiado… robótica. Para convencer as pessoas a adotar um carro elétrico, é preciso uma roupagem mais familiar. E que tal recordar os veículos de antigamente para promover o uso da viaturas elétricas na cidade? É assim que surge este pequeno automóvel, chamado Nobe.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Além de parecer um típico citadino dos anos 60, há outra coisa no Nobe que chama a atenção imediatamente: só tem três rodas. Com duas rodas dianteiras e uma traseira, o novo modelo faz lembrar viaturas clássicas como o Isetta, o Messerchmidt KR ou o Morgan de 1932. Mas os criadores do conceito, baseados na Estónia, também querem prestar homenagem àquele que é considerado o primeiro automóvel, o Benz Motor Wagen de 1885.

Não há, no entanto, nada de antiquado na conceção do primeiro modelo da Nobe Motors, que vai ser vendido como Nobe 100. A equipa responsável pela criação da marca estónia inclui pessoas que trabalharam no catamarã VillaCruiser 42, em carros que participaram no Rali de Monte Carlo Elétrico e na promoção do jogo Angry Birds. O Nobe vai estar adaptado a uso citadino, com uma bateria com uma autonomia de 220 km, mas também pode receber uma bateria portátil adicional. O motor elétrico vai fornecer energia às três rodas e propulsionar o carro até 110 km/h.

Para financiar o desenvolvimento do seu carro elétrico, a empresa está a oferecer ações a investidores através do site de crowdfunding FundedByMe, mas também lhe permite fazer um depósito para um dos primeiros 100 automóveis, a partir das 50 mil coroas suecas (4875 euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.