Patrão da Tesla avisou e cumpriu

Há dias atrás, Elon Musk fez o aviso no Twitter. A Tesla iria tomar medidas para evitar o uso abusivo por parte dos utilizadores dos chamados Superchargers. Muitos condutores estavam a usar os postos como estacionamento deixando os veículos parados em ocupação indevida após o carregamento estar concluído.

Na sequência das palavras, a Tesla passou à acção anunciando agora uma taxa de cerca de 38 cêntimos por minuto de utilização em qualquer posto de carregamento da rede. Este valor começa a ser cobrado logo após o final da sessão de carregamento da viatura, a não ser que o condutor a retire do posto no espaço de cinco minutos.

Em comunicado de imprensa, a Tesla garante que não pretende lucrar com esta medida cuja implementação serve apenas o propósito de aumentar a disponibilidade dos postos para mais viaturas. A empresa quer garantir que os postos de carregamento sirvam precisamente para isso: carregamento e não estacionamento.

Uma vez que os veículos Tesla estão sempre conectados, a cobrança destas taxas é efectuada na visita seguinte a um dos postos de carregamento da rede, sendo que o condutor é informado através da aplicação da marca, caso tenha excedido o tempo limite permitido, sobre o valor que lhe será cobrado.