Patrão da Tesla vai ser cobaia da sua nova criação revolucionária

06/12/2022

Elon Musk está a um passo de conseguir arrancar com os testes da tecnologia de implantes cerebrais em humanos.

Personalidade do ano em 2021 para a revista Time, homem mais rico do mundo de acordo com a Forbes, dono da Tesla, da agência espacial SpaceX e do Twitter, Elon Musk continua o desenvolvimento da Neuralink, empresa que fundou em 2016, com o objetivo de criar tecnologia para ligar o cérebro humano a computadores, permitindo que pessoas com problemas neurológicos possam controlar dispositivos eletrónicos apenas com a mente.

De acordo com o empresário de 51 anos, este chip terá na verdade várias funções, acreditando-se que possa oferecer a possibilidade de restaurar a visão e o movimento ou a fala, e a companhia deve conseguir implantar um destes dispositivos num cérebro humano dentro de seis meses.

Entre as primeiras cobaias estará o próprio Elon Musk.

O projeto depende agora da autorização das autoridades. “Submetemos a maior parte da nossa papelada à FDA (Food and Drug Administration) e achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter o nosso primeiro Neuralink num ser humano”, explicou numa apresentação à imprensa. “Temos trabalhado muito para estarmos prontos para o nosso primeiro implante humano e, obviamente, queremos ser extremamente cuidadosos e ter a certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo num humano”, acrescentou.