Patrão do design da Hyundai bate com a porta

02/05/2020

Dois anos depois de assumir o cargo de diretor do design no Grupo Hyundai, Luc Donckerwolke pediu a demissão, alegando motivos pessoais.

 

Luc Donckerwolke era desde 2018 o responsável pelas marcas Hyundai, Kia e Genesis, esta última, a divisão de prestígio do consórcio, porta de entrada do belga de 54 anos no Grupo sul-coreano em 2015. No seu currículo, desataca-se a passagem pelo Grupo Volkswagen, onde liderou os gabinetes de estilo da Bentley, Lamborghini e Audi. Mas o ponto alto da sua carreira aconteceu há dois anos, quando substituiu Peter Schreyer na direção do design do grupo coreano, comandando o desenvolvimento dos premiados Palisade e Kauai, além dos Genesis GV80, G80 e G90. De acordo com a imprensa local, motivos pessoais estarão na origem do pedido de demissão.

“A audácia do grupo e a atitude progressiva permitiram-me ultrapassar os meus limites e a desafiar-me. Gostei da confiança que me foi dada para criar uma equipa de design de sonho, que criou o ADN para o futuro das marcas”, afirmou Donckerwolke.

O cargo deixado vago será partilhado por SangYup Lee, chefe de design da Hyundai, e Karim Habib, o patrão do estilo da Kia.

SangYup Lee foi o responsável pelo design do Chevrolet Camaro em 2010 e fez parte dos quadros da Volkswagen, antes de ingressar na Hyundai em 2016. Karim Habib passou pela BMW, antes de assumir o seu cargo na Kia em 2019.