Empresa britânica vende versões do microcarro clássico em duas modalidades: montado ou às peças, do tipo ‘faça você mesmo’ – o processo de construção demora 50 horas.

Com só 1,37 metros de comprimento, o Peel P50 foi durante décadas o carro mais pequeno do mundo (e com direito a menção honrosa no Livro dos Recordes do Guinness), mas as excecionais credenciais urbanas deste monolugar de três rodas construído na Ilha de Man, na fábrica da britânica Peel Engineering Company, não lhe garantiram o sucesso desejado. Foram fabricados menos de meia centena de exemplares entre 1962 e 1965, todos equipados com um motor de 49 c.c. a debitar modestos 4,5 CV de potência, com caixa de três velocidades (sem marcha-atrás) e o peso-pluma de 59 kg. A empresa que anunciava que conduzir o P50 era praticamente tão barato como andar a pé…

Um argumento que continua a fazer sentido hoje. Tanto que o curioso P50 está de volta à estrada, pelas mãos da P50cars (configurador em p50cars.com), que comercializa o modelo nas carroçarias Saloon, Spyder (descapotável) e Trident (a única com dois lugares a bordo) e até numa versão para montar em casa.

A empresa aponta que o processo de fabrico caseiro não demorará mais do que 50 horas, praticamente dois dias de trabalho.

Para já, esta modalidade está disponível apenas Reino Unido, com preços desde 8.600 euros, antes de impostos.

A gama de motorizações inclui uma opção a gasolina (50cc, 4,2 CV e 5 Nm) e duas versões elétricas, a E50, com 2,7 CV e 68 Nm, capaz de circular a 50 km/h e com 400 km de autonomia; a GT EV, com 7,8 CV e 77 Nm, chega aos 80 km/h.

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