O Peugeot E-408 já está disponível para encomenda e as primeiras unidades chegarão a Portugal em janeiro. O preço deste fastback 100% elétrico começa nos 45.395€, mas os clientes particulares beneficiam de uma promoção até ao final de novembro.
Com a silhueta fastback das versões híbridas, em que a marca não mexeu, o novo E-408 situa-se no topo do segmento C e tem um motor de 157 kW/210 cv, alimentado por uma bateria de 58,2 kWh (úteis), que permitem uma autonomia de até 453 km.
O E-408 é proposto pela marca com dois níveis de equipamento, Allure e GT, ambos com o mesmo motor e bateria.
13 modelos elétricosO E-408 completa a gama de veículos elétricos da Peugeot, que a marca reivindica como “a mais vasta de todos os construtores generalistas no mercado europeu de veículos elétricos, composta por 13 modelos elétricos de passageiros e comerciais ligeiros”.
A nova proposta da Peugeot tem um comprimento total de 4,69 m e uma largura de 1,85 m (com os retrovisores rebatidos), e assenta na plataforma multienergética E-EMP2 (Efficient Modular Platform), que se distingue pela sua distância entre eixos de 2,79 m.
As dimensões do E-408 permitem que a bateria seja montada na parte inferior da carroçaria, sob o piso entre rodas. O espaço no habitáculo é preservado e o centro de gravidade é baixado, permitindo um comportamento dinâmico em estrada.
Esta arquitetura combina a elegância dinâmica de um fastback, o comportamento em estrada ao nível de uma berlina e uma posição de condução ligeiramente.
Caráter felino
Peugeot afirma o “carácter felino do E-408”, salientando que o mesmo é sublinhado pelo tratamento único e acentuado das superfícies da carroçaria, particularmente notório na traseira – com as “orelhas de gato”, a tampa da bagageira e a forma dos guarda-lamas, criando facetas acentuadas concebidas para jogar com a luz.
As proteções laterais da carroçaria e dos arcos das rodas prolongam-se até ao para-choques traseiro, em preto, que, cortando a cor da carroçaria na diagonal, acentua o dinamismo da traseira.
As grandes jantes Graphite de 19 polegadas com design inovador recebem pneus 225-50 R19 de muito baixa resistência ao rolamento (classe A+).
Os faróis muito finos – e muito eficazes – são possíveis graças à tecnologia LED, também utilizada na traseira, onde a identidade da Peugeot assume a forma das icónicas três garras LED, inclinadas para um maior dinamismo.
O novo E-408 está disponível em cinco cores: Branco Okénite, Azul Obsession, Cinzento Selenium, Vermelho Elixir e Preto Perla Nera.
i-Cockpit com ecrã de 10’’
O E-408 está equipado com o i-Cockpit e com um volante compacto que permite atuar com agilidade e precisão de movimentos. Posicionado ao nível dos olhos, logo acima do volante, o painel de instrumentos inclui um painel digital 3D de 10 polegadas totalmente personalizável e configurável.
O sistema de infoentretenimento aceita o Apple CarPlay e o Android Auto e permite a conexão de dois smartphones em simultâneo
As atualizações do sistema são efetuadas “over the air”, ou seja, diretamente através da transmissão de dados via rede de telecomunicações.
No interior do novo E-408, a iluminação ambiente LED envolvente tem 8 cores à escolha do utilizador e difunde uma luz suave.
Conforto térmico e acústico
O conforto térmico e acústico do novo Peugeot E-408 é otimizado pelas tecnologias implementadas na conceção e fabrico dos seus vidros. à frente e atrás, os vidros têm uma espessura de 3,85 mm, que é acima da média e, à frente, os vidros laterais são laminados para um melhor isolamento acústico e maior segurança.
Também o ar condicionado contribui para o conforto térmico dos ocupantes, com as saídas de ar posicionadas ao alto, na frente, e atrás colocadas na parte posterior da consola central.
Para garantir uma atmosfera interior saudável, o E-408 GT pode ser equipado com o sistema opcional AQS (Air Quality System), que monitoriza continuamente a qualidade do ar que entra no habitáculo, podendo ativar automaticamente a recirculação do ar.
Esta serenidade é complementada ao nível do GT pelo Clean Cabin, um sistema de tratamento do ar com filtragem de gases poluentes e partículas, apresentando-se a qualidade do ar no ecrã tátil central.
O sistema de som é o resultado de um projeto colaborativo com a Focal, especializada em sistemas áudio topo de gama.
O sistema Hi-Fi Premium FOCAL é composto por 10 altifalantes com tecnologias patenteadas exclusivas e complementado pelo processamento digital de som ARKAMYS.
Bancos aquecidos e com massagem
Ainda no interior do automóvel, os bancos dianteiros são aquecidos e têm massagem, podendo também ter regulações elétricas de dez vias, com duas memórias possíveis para o condutor e de seis vias para o passageiro.
O novo E-408 é o automóvel Peugeot mais espaçoso para os passageiros traseiros, que beneficiam de 183 mm de espaço para as pernas, sendo que o espaço dedicado aos pés dos passageiros traseiros por baixo dos bancos da primeira fila, foi concebida para maximizar a liberdade de movimentos
O novo PEUGEOT E-408 conta, de série, com um banco corrido de duas secções (60/40) com abertura para esquis. Na versão GT, o banco beneficia de um sistema de rebatimento imediato das suas duas partes através de dois comandos facilmente acessíveis a partir dos lados da bagageira.
O volume da bagageira do novo E-408 oferece 471 dm3 de capacidade de carga. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço disponível aumenta para 1.545 dm3. Com o banco traseiro rebatido é possível carregar um objeto até 1,89 m de comprimento.
A zona da bagageira está equipada com uma tomada de iluminação LED, rede e elástico de arrumação e ganchos para sacos.
3 níveis e 3 modos
O Peugeot E-408 está equipado com travagem regenerativa de 3 níveis, ativada com as patilhas atrás do volante, com a patilha esquerda a aumentar a regeneração e a direita a diminuí-la.
O nível de regeneração baixo permite sensações próximas do veículo térmico, enquanto o moderado permite uma maior desaceleração ao soltar o pedal do acelerador e o aumentado para uma desaceleração máxima ao soltar o pedal do acelerador. Nos dois últimos modos, as luzes de travagem traseiras são automaticamente acesas.
Estão também disponíveis três modos de condução. O modo ECO privilegia a autonomia, o Normal – ativo por predefinição – permite o equilíbrio entre dinamismo e autonomia, e o Sport, que obtém o máximo desempenho do automóvel e que é ativado automática e temporariamente nas fases de arranque.
O novo E-408 está equipado de série com uma bomba de calor, bem como com volante e bancos aquecidos, otimizando o conforto térmico dos passageiros e preservando a energia da bateria.
O E-408 aceita potências até 120 kW, carregando a bateria dos 20% aos 80% em pouco mais de 30 minutos, recuperando 100 km de autonomia em pouco mais de 10 minutos. O automóvel está equipado de série com um carregador trifásico de 11 kW, para carregamento em corrente alternada.
Ajudas à condução
O Peugeot E-408 está equipado com cinco câmaras e três radares. Alguns dos sistemas de ajuda à condução são mais comuns em automóveis de segmentos superiores, nomeadamente o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e regulação ajustável da distância entre veículos ou a travagem automática de emergência com alerta de risco de colisão: deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, entre 7 km/h e 140 km/h, consoante a versão.
As ajudas à condução incluem ainda o aviso ativo de saída da faixa de rodagem com correção da trajetória, o alerta de atenção do condutor, detetando problemas de vigilância durante viagens longas e a velocidades superiores a 65 km/h, utilizando a análise dos micromovimentos do volante.
O E-408 está equipado com o reconhecimento e visualização alargados no painel digital dos sinais de trânsito: stop, sentido proibido, proibição de ultrapassar, fim de proibição de ultrapassar, para além da habitual sinalização relacionada com a velocidade, e ainda com a monitorização do ângulo morto de longo alcance (75 metros), bem como o alerta de trânsito à retaguarda: em manobras de marcha-atrás, alerta para o perigo que se aproxima.
Duas versões
O Peugeot E-408 tem apenas duas versões, a Allure e a GT, que se distinguem pelo equipamento.
O PEUGEOT E-408 Allure conta de série com faróis LED, jantes de liga leve de 19”, PEUGEOT i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10” personalizável, navegação conectada com planeador de viagens, comando de voz “OK PEUGEOT”, espelho sem fios Apple CarPlay/Android Auto, sistema áudio com seis altifalantes, banco do condutor e volante aquecidos, climatização automática bi-zona, câmara e sensores de estacionamento traseiro, bomba de calor, entre outros.
Já o Peugeot E-408 GT conta de série, para além do equipamento da versão Allure, com faróis Matrix LED, sensores de estacionamento dianteiros, acabamentos interiores em alumínio e iluminação ambiente personalizável em oito cores, soleiras das portas em alumínio, portão traseiro motorizado e operável em modo mãos-livres, pack Drive Assist Plus (condução semi-autónoma de nível 2), entre outros
Preços em Portugal
O novo Peugeot E-408 já pode ser encomendado e começará a ser entregue em janeiro. E já são conhecidos os preços de entrada das duas versões. s:
O E-408 Elétrico 157 kW/210 cv ALLURE custa 45 395€ e o E-408 Elétrico 157 kW/210 cv GT tem um preço de 48 205€.
Contudo, a Peugeot está a fazer condições especiais de lançamento. Exclusivamente para clientes particulares e válidos até ao final do mês de novembro, os preços promocionais são de 43 395€ para o E-408 Elétrico 157 kW/210 cv ALLURE, e de 45 205 € para o E-408 Elétrico 157 kW/210 cv GT. Isto equivale a dizer que os clientes particulares poderão levar um GT ao preço de um Allure.