Peugeot regressa a Le Mans com o 9X8 e uma decoração especial

17/05/2023

Passados 30 anos da tripla vitória em Le Mans com o 1°, 2° e 3° lugares em 1993, a Peugeot regressa à mítica corrida na temporada de 2023 do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), que acontece já nos dias 10 e 11 do próximo mês de Junho.

 

Durante a temporada de 2023, e na celebração do centenário da prova, o 9X8 da Peugeot, bem como os fatos dos pilotos terão uma decoração muito especial, fruto da colaboração com o artista visual espanhol J. Demsky, que foi revelada durante a semana de design de Milão.

Sendo este o seu primeiro projeto de “Art Car”, pedimos ao artista que nos dissesse como abordou o desafio.

M24: Em criança gostava de automóveis?
J. Demsky: Sim, mas dos clássicos dos filmes e da ficção científica.

M24: Costumava seguir o desporto motorizado, como Fórmula 1 ou Rali?
J. Demsky: Nem por isso, mas conheço as modalidades.

 

M24: Quais são as influências no seu trabalho?
J. Demsky: A natureza, viagens, a cultura graffiti, os Transformers e personagens da cultura pop japonesa. Enfim, a nostalgia do futuro retratado na ficção científica.

M24: Alguma vez desejou ter a sua arte num carro, especialmente num hipercarro?
J. Demsky: Nunca imaginei isso, mas a experiência de combinar a velocidade do meu trabalho com a velocidade dos carros desportivos é excitante.

M24: Sentiu-se limitado por trabalhar neste tipo de suporte?
J. Demsky: Não. Não encontrei limitações no formato, nem nos recursos que pude utilizar.

M24: Gostaria de voltar a trabalhar num automóvel? Que tipo de desafio de mobilidade colocaria?
J. Demsky: Sim. O desafio seriam os materiais e as formas para o design e a aerodinâmica de um carro inspirado na ficção científica do passado.

J. Demsky, apesar da sua juventude, tem já um extenso portefólio com trabalhos na área da arquitetura, e para marcas como a Adidas, ou Nike, Ballantine’s e Heineken. O artista, que começou a sua carreira no graffiti diz inspirar-se na nostalgia retro futurista das cores flúor, bem como no universo japonês “mecha” e nos filmes de ficção científica do final dos anos 1980 e início dos 1990.