Pintura mágica da BMW é invenção automóvel do ano

16/11/2022

Na última edição do CES, em Las Vegas, a BMW surpreendeu com a apresentação do iX Flow, uma versão do SUV da marca alemã que se destaca por estrear uma inovadora pintura camaleónica, que muda de cor através de impulsos elétricos, com um simples toque num botão ou até só com o pensamento…

A tecnologia que a BMW denominada de E Ink, usa a eletroforese, a técnica de separação de moléculas segundo a migração destas num campo elétrico, para mudar a cor dos painéis da carroçaria e outros componentes, como é o caso das jantes.

Naquelas superfícies estão milhões de microcápsulas com a espessura de um fio cabelo, em que existem pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva, o que torna possível variar a cor por meio de impulsos elétricos gerados pelo próprio veículo, através de um botão.

Mas, a BMW levou ainda mais longe a conexão entre homem e máquina, com recurso à neurotecnologia. E uma versão do iX Flow pode passar de branco a preto (ou vice-versa) apenas com o pensamento.

Em colaboração com a startup bávara Brainboost, a marca conseguiu demonstrar essa possibilidade, usando tecnologia que permite registar a atividade cerebral e emitir diferentes impulsos de acordo com o estado de espírito.

Invenção automóvel do ano

A aplicação prática desta tecnologia e toda a sua potencialidade ainda está por descobrir, mas tudo o que representa em matéria de inovação, por exemplo, na área da personalização, já mereceu o reconhecimento da revista TIME, que colocou o iX Flow da BMW na sua lista das 200 ideias que se destacaram no último ano. E entre as melhores invenções do setor automóvel, numa categoria onde estão também a pick-up elétrica F-150 Lightning da Ford, o Lucid Air e o carro solar da start-up Sono Motor.

A lista completa pode ser consultada em time.com/best-inventions-2022

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.