Ao longo das suas quatro gerações, o Pirelli P Zero tornou-se líder de mercado graças a um número inigualável de homologações à medida de diferentes fabricantes automóveis, com mais de 3.000 versões criadas até à data.
A lista de automóveis equipados com estes pneus é extensa, incluindo verdadeiros ícones do mundo automóvel, como o Ferrari F40, 512 Testarossa e LaFerrari; Lamborghini Countach, Diablo, Murciélago e Aventador; McLaren MP4-12C e P1; Pagani Zonda, Huayra e Utopia; Aston Martin Vanquish, DB9, V12 Vantage; sem esquecer várias versões do Porsche 911, Cayenne e Macan.
O P Zero continua a definir o padrão de excelência para pneus de estrada de alto desempenho, um facto reiterado pelos testes comparativos publicados pelas mais prestigiadas publicações automóveis. O P Zero tem-se mantido na vanguarda das inovações promovidas pela Pirelli. Em 2019, foi pioneiro na introdução do pacote Elect, concebido para veículos elétricos e híbridos plug-in, e rapidamente se afirmou como uma referência na indústria. Em 2023, a Pirelli apresentou o P Zero E, o primeiro pneu de Ultra Alta Performance (UHP) composto por, pelo menos, 55% de materiais de origem biológica ou reciclados, obtendo a prestigiada classificação de triplo “A” no rótulo de pneus da UE. No domínio do desporto motorizado, onde o P Zero teve a sua génese, consolidou-se como sinónimo de excelência no desempenho, destacando-se na Fórmula 1 e em diversas outras categorias de competição.
Essa revolução ocorreu paralelamente com mudanças transformadoras no mundo automóvel. Nos anos 1980, a introdução de turbocompressores e compressores em carros desportivos levou a níveis de potência inéditos e a novas exigências de performance. Sem os auxílios eletrónicos à condução, que hoje temos como uma garantia, os pneus desempenhavam um papel crucial em garantir aderência, estabilidade e segurança.
Na época, o pneu de performance de referência da Pirelli era o P7: o primeiro pneu de baixo perfil da história, lançado em 1976. O conhecimento adquirido com o P7, tanto em estrada como em pistas de competição, aliado à visão do engenheiro da Pirelli Mario Mezzanotte, abriu caminho para a criação do P Zero.
Além de ser pioneiro no segmento UHP, o P Zero marcou o início da estratégia Perfect Fit da Pirelli, que adapta os pneus às necessidades específicas dos fabricantes de automóveis Premium e Prestige. Atualmente, a gama P Zero inclui diversas versões feitas à medida para diferentes veículos, usos e estações do ano. Os pneus P Zero podem ser montados em sedãs premium, supercarros e SUVs desportivos, e possui produtos para verão, inverno e All Season (para todas as estações). Após o pneu pioneiro, inicialmente produzido em pequenas quantidades para o Lancia Delta S4 Stradale, a primeira geração do P Zero foi desenvolvida para o Ferrari F40 em 1987.
Nos próximos meses, a Pirelli irá apresentar a tão aguardada quinta evolução do célebre P Zero: o capítulo mais recente de uma história contínua de inovação tecnológica.