Grupo radical de ambientalistas declarou ‘guerra’ aos pneus dos automóveis de estilo SUV, entendendo que estes são os veículos que mais contribuem para o aumento do nível de emissões poluentes nas cidades. Os primeiros casos já surgiram em Portugal, seguindo a ‘moda’ de outros países no mundo.

Um grupo denominado “Tyre Extinguishers” tem vindo a ser conotado com uma série de atos que compreendem o esvaziamento dos pneus dos automóveis de formato SUV, considerados como os mais penalizadores em termos de emissões poluentes.

O ‘modus operandi’ passa, geralmente, pela inserção de objetos nas válvulas dos pneus dos carros estacionados, para que os mesmos fiquem sem ar e, assim, impedidos de circular na cidade. A acompanhar os pneus vazios fica uma nota a dar conta do ato do grupo, alertando que os SUV são um formato automóvel que contribui desproporcionalmente para as alterações climáticas, apontando responsabilidades sobretudo às versões mais gastadoras e poluentes, equipadas com sistemas de tração 4×4.

Se até aqui já eram conhecidos casos deste género noutros países, como no Canadá, Reino Unido, França ou Estados Unidos da América, agora foi a vez de surgirem casos em Portugal, com um deles a ser partilhado já nas redes sociais.

Numa das partilhas, vê-se um Mitsubishi Pajero estacionado e com, pelo menos, dois pneus vazios, acompanhado por um papel no para-brisas ‘assinado’ pelos ‘The Tyre Extinguishers’ e com o título “O teu sugador de gasolina mata”.

 

“Esvaziámos um ou mais dos teus pneus. Vais sentir raiva, mas não leves isto pessoalmente. Não és tu. É o teu carro. Fizemos isto porque conduzir este veículo gigante em áreas urbanas tem consequências imensas para as outras pessoas”, pode-se ler ainda na nota que é deixada no para-brisas dos automóveis vandalizados.

De acordo com as autoridades, este tipo de ações, mesmo que pertençam a uma classe de ativismo social, não deixam de ser avaliados como atos de vandalismo passíveis de procedimentos legais subsequentes.