Lançado pela Polestar, uma marca nascida da colaboração entre a Volvo e o Grupo chinês Geely, o Polestar 3 combina a estética do design escandinavo com tecnologia de ponta para proporcionar uma experiência de condução de excelência.

 

A marca que durante os primeiros anos de existência teve apenas um modelo, lança juntamente com o 4, o SUV Polestar 3, e expande a gama com o objetivo de entrar em 7 mercados com os seus automóveis eléctricos em 2025.

Apesar da nomenclatura algo confusa, o Polestar 3 é o SUV com maiores dimensões da marca e apresenta uma silhueta elegante e aerodinâmica que enfatiza o minimalismo e a funcionalidade. As suas linhas nítidas, superfícies limpas e postura arrojada conferem-lhe um aspeto futurista, mantendo a elegância típica do design escandinavo. A extremidade dianteira é dominada pela assinatura luminosa com o caraterístico martelo de Thor da Polestar, incluindo faróis LED pixelizados e uma grelha distinta e fechada. O design geral não é apenas visualmente apelativo, mas também optimizado para a aerodinâmica, com uma asa na extremidade do capô, melhorando a autonomia e o desempenho do veículo.

 

O Polestar 3 está disponível nas configurações com dois motores e performance. Na opção de tração integral, fornece cerca de 489 cavalos de potência na versão standard, enquanto a variante de alto desempenho (performance), disponibiliza até 517 cavalos de potência. Isto traduz-se num tempo de aceleração de 0-100 km/h de 4,7 segundos, tornando-o um dos SUV eléctricos mais rápidos da sua classe. A sua grande bateria de 107 kWh oferece uma autonomia de 627 km (ou 560 km com a escolha do pack performance), por carga, tornando-o adequado para viagens longas.

No breve contato durante a apresentação nos arredores de Madrid em que o Motor 24 esteve presente, foi possível confirmar a resposta assertiva à solicitação do acelerador, bem como a suavidade da suspensão a ar Öhlins e a potência acrescida do sistema de travagem sobredimensionado Brembo na altura de parar este SUV elétrico com duas toneladas e meia.

Repleto de tecnologia avançada, o Polestar 3 apresenta no interior, um habitáculo minimalista, mas luxuoso, equipado com materiais sustentáveis e tecnologia avançada. A consola central aloja um grande ecrã tátil equipado com o sistema operativo Android Automotive da Google, que integra o Google Maps, o Google Assistant e uma vasta gama de aplicações através da Google Play Store. As actualizações de software over-the-air garantem que o veículo se mantém atualizado com as mais recentes funcionalidades e melhorias.

O Polestar 3 apresenta um sistema de cancelamento de ruído de vanguarda que redefine a experiência de áudio no interior do habitáculo. Este sistema inovador foi concebido para proporcionar uma condução mais silenciosa e envolvente, utilizando tecnologias avançadas que reduzem ativamente o ruído indesejado da estrada e do ambiente, ao mesmo tempo que proporcionam uma qualidade de som de primeira qualidade.

No centro do sistema está a tecnologia de Controlo Ativo do Ruído (ANC), semelhante à que se encontra nos auscultadores topo de gama, mas adaptada ao ambiente automóvel. Microfones estrategicamente colocados em todo o habitáculo detectam ruídos de baixa frequência, como o zumbido dos pneus ou o vento. Estes sons são analisados em tempo real e o sistema gera ondas sonoras inversas através dos altifalantes do veículo para cancelar o ruído, criando um interior sereno e abafado.

A complementar a função de cancelamento de ruído está o sistema de áudio de alta fidelidade, da Bowers & Wilkins com 25 colunas, incluindo a característica unidade de altas frequências (teeter), colocado no centro do tablier. O sistema oferece um som nítido e claro, com graves ricos e agudos detalhados, proporcionando uma experiência semelhante a um concerto para o condutor e os passageiros. As colunas estão cuidadosamente posicionadas para criar um palco sonoro equilibrado, assegurando que todos os lugares do automóvel beneficiam do áudio de alta qualidade.

O resultado é um ambiente em que as perturbações externas são minimizadas e a música ou podcast que está a ouvir é cristalino, mesmo em volumes mais baixos. Isto aumenta não só o conforto, mas também a segurança, uma vez que a redução do ruído de fundo pode ajudar os condutores a manterem-se mais concentrados e relaxados durante as viagens longas.

Em termos de assistência ao condutor, o Polestar 3 está equipado com uma série de sistemas avançados, incluindo controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência à manutenção na faixa de rodagem e uma câmara de 360 graus. A Polestar também introduziu o seu sistema Pilot Assist, que proporciona capacidades de condução semi-autónoma em determinadas condições.

A sustentabilidade é um princípio fundamental para a Polestar, e o Polestar 3 reflecte este compromisso. Os materiais interiores incluem opções amigas do ambiente, tais como tecidos reciclados, enquanto o processo de fabrico visa reduzir as emissões de carbono. A Polestar é transparente quanto ao seu impacto ambiental, fornecendo uma análise do ciclo de vida da produção e funcionamento do automóvel.

O Polestar 3 é uma opção a ter em conta no segmento dos SUV eléctricos de luxo, combinando um design elegante, um desempenho impressionante e tecnologia avançada com uma forte ênfase na sustentabilidade. Disponível na versão long range dual motor a partir de 94.900 euros e long range dual motor com Pack Performance de 101.500 euros.