Polestar Re:Move: Será esta a primeira trotinete de mercadorias?

08/09/2021

Sem automóveis novos para mostrar no Salão de Munique de 2021, a Polestar apresentou uma nova solução de transporte para os grandes centros urbanos. Trata-se de uma trotinete elétrica pensada para as empresas de transportes de mercadorias.

Chama-se Re:Move, foi desenvolvido pela submarca 100% elétrica da Volvo, em colaboração com a fabricante de motos elétricas, Cake, e outras três empresas, e pretende assumir-se como uma alternativa acessível e sustentável para os serviços de entregas na urbe.

Não é pequeno, mas com apenas 75 cm em largura é suficientemente compacto para circular em ciclovias, fintando os atrasos das filas de trânsito. E robusto quanto baste para transportar até 180 quilogramas de mercadorias, encomendas de todo o tipo ou bagagens. Sem emissões…

“A crise do coronavírus abriu uma janela para um mundo com cidades menos ruidosas, onde o ar é mais limpo para respirar. Paralelamente, houve um aumento das compras online e das entregas ao domicílio”, explica a Polestar, justificando o interesse no projeto.

O modelo mostrado no certame de Munique é ainda um protótipo, com um chassis construído em alumínio totalmente reciclável, dotado de um mecanismo elétrico de inclinação nas curvas, que melhora a estabilidade e também a manobrabilidade em cidade, para um raio de viragem inferior a sete metros. Mas do qual não se conhecem mais caraterísticas técnicas, confirmando-se apenas que o motor elétrico deste veículo urbano com três rodas é alimentado por uma bateria com 2.2 kWh de capacidade. A velocidade está limitada a 25 km/h.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.