Ponte Vasco da Gama encerrada a partir da meia-noite

04/07/2022

Imagem de Carlos Paes/Pixabay.
A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, estará encerrada ao trânsito na noite de 4 de julho para 5 de julho, segunda para terça-feira, entre as 00h00 e as 06h00, informou a Lusoponte em comunicado enviado às redações.

O fecho temporário da ponte à circulação automóvel estava prevista no âmbito do conjunto de intervenções a decorrer e à necessidade de proceder “a verificações topográficas no âmbito dos trabalhos de substituição de quatro tirantes, a decorrer na ponte”.

A Lusoponte sugere, como alternativa, a Ponte 25 de Abril.

A concessionária iniciou os trabalhos na Vasco da Gama em abril, “e previsivelmente até ao início de novembro”, avisando então para as alterações à circulação naquela via. Apesar de manter as habituais seis vias em funcionamento, a largura das mesmas será reduzida e a “velocidade máxima estará limitada a 60km/hora na zona dos condicionamentos”.

“Um acidente com um autocarro, que ardeu totalmente no tabuleiro da ponte em junho de 2021, e que causou apenas danos materiais na proteção de quatro tirantes, que agora se substituem”, está na origem da intervenção, cuja “especial complexidade” obriga à montagem de “um estaleiro no local, na via direita do sentido norte/sul”.

“Haverá ainda a necessidade de proceder ao corte total ou parcial da ponte para verificações topográficas em datas a anunciar”, adiantava a concessionária. Esta destacou também que o objetivo da obra não é só a “manutenção da segurança rodoviária”, mas das “condições necessárias à execução em segurança dos trabalhos”.