Cansada da polémica, a Shelby SuperCars (SSC) vai voltar à estrada para provar que é seu o novo recorde de velocidade para carros de produção em série.

Com o espetacular Tuatara, o construtor de supercarros alcançou a incrível marca de 532.9 km/h (331.15 mph), o que representa um novo máximo de velocidade para um carro de produção em série, fulminando as marcas anteriores de Bugatti e Koenigsegg.

Numa estrada fechada no estado norte-americano do Nevada, o SSC Tuatara conduzido por Oliver Webb terá atingido os 484.53 km/h (301.07 mph) numa passagem e os 532.9 km/h (331.15 mph) na segunda, o que permite calcular a média de 508.7 km/h.

Acontece que as imagens oficiais do feito do hipercarro com motor V8 de 5.9 litros biturbo, capaz de extrair 1750 CV de potência máxima, foram partilhadas pelo site Top Gear… e a polémica estalou de imediato.

Especialistas, após a visualização do vídeo, acusaram a existência inconsistências naquele registo divulgado pelo construtor americano, insinuando que o modelo não circulava à velocidade anunciada. Estranho é que construtor e entidades responsáveis pelo equipamento de medição usado na tentativa de recorde avançaram com provas irrefutáveis da veracidade da marca, deixando uma única possibilidade em aberto: tentar de novo!

Jerod Shelby, presidente da SCC, usou as redes sociais para explicar que as dúvidas têm origem num problema na edição do vídeo oficial e que o Tuatara voltará a submeter-se a medição, e desta feita sob a supervisão dos especialistas que contestam a façanha.