Montados do lado de fora da carroçaria, os retrovisores são importantes para ajudar ver o que se passa no trânsito atrás de si. E não o reflexo do seu carro…

A democratização dos sistemas de câmaras e sensores nos automóveis estão lentamente a retirar algum protagonismo aos velhinhos espelhos retrovisores montados nas laterais dos nossos automóveis.

Mas esta peça que conta mais de um século ao serviço dos automobilistas ainda é a ferramenta mais prática para ajudar a fazer manobras com alguma segurança, sobretudo nas ultrapassagens, quando é necessário verificar se a faixa está livre. E, nalguma destas situações, se o que vê no espelho é o reflexo do seu carro, então não o está a fazer em segurança.

Acabe com o ângulo morto

O espelho retrovisor esquerdo é o mais importante para as ultrapassagens. A melhor maneira de o ajustar é encostar a testa ao vidro e ajustar o espelho até o lado do seu carro desaparecer do seu campo de visão. Em condução, não precisa de ver o seu carro, mas os dos outros. Ao fazê-lo está a garantir que reduz o chamado ângulo morto.

O retrovisor à direita do condutor deve ser ajustado a partir de uma posição central no carro. Estique-se para ter a cabeça por cima da consola central e ajuste o espelho, novamente até o carro desaparecer da imagem.

Quanto ao retrovisor interior, deve ser ajustado cada vez que se senta no carro, e sempre levando em conta a sua posição natural de condução e de modo a que os seus olhos lhe permitam ver a maior área possível do vidro traseiro.