Porsche 911 GT3 RS pronto para Goodwood

14/06/2022

Certamente não é a primeira vez que está a ver imagens do Porsche 911 GT3 RS 2023. Se há modelo que tem sido “espiado” nos últimos tempos é o monstro de pista da Porsche, que deverá estar prestes a ser apresentado, de acordo com os mais recentes relatos, no Festival da Velocidade de Goodwood.

O que mais chama à atenção é, obviamente, a asa traseira do novo GT3 RS. Ainda não se sabe ao certo a quantidade de força descendente que a nova configuração irá proporcionar, mas sabe-se que, em termos de altura, deverá estar alinhada com o topo do tejadilho. Isto, deverá fazer com que o fluxo de ar que passa por cima do carro atinja quase na totalidade a asa, criando assim um maior efeito na aerodinâmica. Em adição, a nova asa deverá ser ajustável eletronicamente, para alternar entre configurações de alto e baixo arrasto, como o sistema de DRS de um carro de F1.

Tendo por base o GT3 “normal”, o RS contará com um motor de seis cilindros naturalmente aspirado, ajustado para disparar mais do que os 503 CV fornecidos pelo motor de 4,0 litros do modelo base. Há até rumores de que poderia vir equipado com uma versão maior de 4,2 litros, produzindo até 572 CV, mas nada está confirmado até ao momento.

O que se sabe é que ao contrário do GT3, que oferece aos compradores uma opção de transmissão manual de seis velocidades e outra de transmissão PDK de dupla embraiagem de sete relações, o RS deverá estar disponível apenas com a caixa PDK, que levará a potência apenas às rodas traseiras.

Por: Nuno Freitas Faria