Porsche 99X Electric é aposta para a nova temporada de Formula E

26/10/2024

O novo Porsche 99X Electric para a próxima temporada de Formula E foi dado a conhecer, numa apresentação online protagonizada pelo português Bruno Correia, o piloto do safety car da Formla E que foi o piloto de desenvolvimento do novo GEN3 Evo do Porsche 99X Electric.

 

Na apresentação, ficámos a saber que as principais inovações técnicas incluem a ativação da tração nas rodas dianteiras, pneus de maior aderência e uma asa dianteira modificada.

Em equipa que ganha não se mexe e o Campeão do Mundo Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, o piloto com mais vitórias na época passada, mantêm as suas posições como pilotos da equipa de trabalho TAG Heuer Porsche Formula E Team. Os dois carros clientes da Andretti Formula E terão ao volante o antigo Campeão do Mundo Jake Dennis e o novo piloto de fábrica da Porsche, Nico Müller.

O modelo de evolução agora apresentado é o herdeiro direto do carro desportivo de fórmula de maior sucesso da Porsche até hoje.

Na sua versão GEN3, o Porsche 99X Electric venceu o campeonato mundial de pilotos dois anos consecutivos – com Dennis em 2022/2023 e com Wehrlein em 2023/2024.

De acordo com a marca, o conceito permanece o mesmo. Com a energia disponível restrita devido aos regulamentos da Formula E, as equipas e pilotos são obrigados a otimizarem a eficiência dos carros em todas as áreas.

O departamento de desenvolvimento da Porsche em Weissach explorou o potencial de otimização identificado ao longo das duas últimas épocas, nomeadamente no que à tração diz respeito.

A homologação dos componentes do construtor é novamente válida por duas épocas. A quarta geração de carros, GEN4, deverá ser introduzida na época 13 (2026/2027).

As principais inovações técnicas da GEN3 Evo agora apresentado estão relacionadas com o hardware normalizado de todas as equipas e fabricantes participantes.

“A partir de agora – diz a Porsche –, a tração dianteira pode ser ativada nos duelos de qualificação, durante as partidas da corrida e durante o Modo de Ataque. Isto dá aos carros uma tração total temporária, permitindo ao Porsche 99X Electric acelerar até aos 100 km/h em cerca de dois segundos. Tornar o acionamento da tração dianteira tão eficiente quanto possível representa outro desafio técnico, com as lições aprendidas a beneficiarem também os carros de estrada da Porsche”.

“A maior tarefa de desenvolvimento foi e é a implementação da tração integral temporária. Uma vez que o hardware já estava disponível para o GEN3, foi necessário um enorme volume de trabalho para alinhar o software. Por um lado, queremos maximizar a aceleração e as velocidades em curva com a tração integral. Por outro lado, o objetivo é não consumir demasiada energia e manter o equilíbrio do carro ao gosto dos condutores. Uma tarefa que também é relevante para os nossos automóveis desportivos de estrada”, afirma Florian Modlinger, Diretor da Factory Motorsport Formula E.

O Porsche X99 GEN3 Evo vai ter novos pneus exclusivos da Hankook, que permitem um aumento de velocidade de até 5%.

António Félix da Costa, o piloto português da equipa afirma que “estamos entusiasmados por ver em que ponto estamos. A tração integral, os novos pneus e a revisão completa dos nossos próprios componentes podem agitar um pouco as coisas, apesar de não haver grandes alterações nos regulamentos. Estou otimista e satisfeito por voltarmos a alinhar em São Paulo no início de dezembro. Espero que os fãs gostem das nossas novas cores”.

Antes do começo do campeonato, Félix da Costa vai já ter um primeiro contacto com o Porsche X99 GEN3 Evo nos próximos dias.

A TAG Heuer Porsche Formula E Team e a Andretti Formula E vão participar nos testes oficiais de pré-época da Fórmula E em Valência, Espanha, a 4 a 7 de novembro.

Para além de Wehrlein e de Félix da Costa, as duas pilotos femininas Gabriela Jílková e Marta García, da República Checa e de Espanha, vão também assumir o volante dos dois Porsches da marca em Valência.

Em termos visuais, o Porsche X99 GEN# Evo é reconhecido principalmente pela sua asa dianteira modificada. O novo desenho da asa dianteira deverá torná-la mais estável, permitindo-lhe resistir melhor ao contacto.

Os engenheiros efetuaram ainda modificações no revestimento atrás da barra de proteção e à frente das rodas traseiras.

Na próxima temporada da Formula E, os carros TAG Heuer Porsche Formula E Team apresentam-se com duas novas cores, em substituição da tradicional combinação de preto, branco e vermelho que ornavam os monolugares da equipa nos circuitos de Formula E.

Purple Sky Metallic e Shade Green Metallic foram escolhidas para revestir o monolugar, por terem sido as que a Porsche utilizou para apresentar no início do ano a nova ponta de lança dos seus desportivos elétricos para a estrada: o Taycan Turbo GT, o automóvel de produção mais potente que a marca alguma vez construiu. O objetivo é também expressar visualmente a força inovadora da empresa na progressiva Fórmula E.