Porsche e Sebastian Steudtner apresentam prancha de surf desenvolvida em conjunto

27/05/2023

Em conjunto com a subsidiária tecnológica da Porsche, a Porsche Engineering, o actual detentor do recorde mundial de ondas gigantes (com uma onda com 26,21 metros de altura), Sebastian Steudtner, passou os últimos dois anos a fazer análise científica e a optimizar significativamente a sua prancha de surf. A prancha, denominada “Caçador RS”, foi apresentada ao público pela primeira vez no Porsche Studio Cascais.

A ideia desta colaboração passava por transpor a experiência no desenvolvimento automóvel para o contexto do surf. Ao utilizar os mais recentes recursos de simulação e a validação de dados no túnel de vento, a equipa melhorou o comportamento da prancha de surf na água (hidrodinâmica), bem como a aerodinâmica da prancha e do surfista – sempre com o objetivo de reduzir a resistência na água e no ar. Isto permite a Steudtner atingir velocidades mais elevadas em cima da prancha. Actualmente, é possível atingir 70 a 80 km/h. A velocidade mais alta é necessária para surfar ondas maiores – porque quanto maior for a onda, mais rápido o surfista tem de ser para evitar que a mesma caia sobre ele.

Aero-edges para surfar a velocidades de até 100 km/h

A optimização de todo o sistema da prancha de surf do Sebastian resultou numa redução significativa da resistência, o que permite agora surfar a velocidades até 100 km/h. “Para reduzir a resistência e estabilizar a prancha, foram adicionados elementos patenteados conhecidos como aero edges à frente e atrás na prancha”, explica Marcus Schmelz, Project Manager at Porsche Engineering. “Conhecemos este princípio dos automóveis: também aqui são definidas extremidades, por exemplo, através da utilização de spoilers. Estes reduzem a turbulência do ar, ao tornar o veículo mais estável e aerodinâmico a velocidades elevadas”.

Para além das alterações estruturais da prancha, os testes aerodinâmicos no túnel de vento da Porsche também encontraram outras potenciais melhorias: a adaptação da posição do corpo do Sebastian durante o surfar de uma onda e a otimização do equipamento também produzem uma resistência significativamente menor.

A nova prancha de Steudtner foi batizada com o nome “Caçador RS”. O nome é uma combinação entre a palavra portuguesa “Caçador” e a designação histórica da Porsche, reservada aos modelos mais desportivos, “RS”. Com esta nova prancha, Steudtner pode agora procurar alcançar o próximo recorde mundial.

“É um momento muito emocionante para mim apresentar finalmente a nossa “Caçador RS”, diz Steudtner. “Em conjunto com a equipa da Porsche Engineering, passámos dois anos a investigar, a testar e a desenvolver de forma intensiva. O resultado é uma prancha mais rápida e mais estável, que me permite surfar em ondas ainda maiores – um marco para o nosso projeto”.