Publicidade Continue a leitura a seguir

Porsche estreia novo emblema. O que muda e quantos existiram até hoje?

Publicidade Continue a leitura a seguir

A comemorar 75 anos desde a apresentação do mítico 356, a Porsche estreia novo emblema. Descubra as diferenças.

O cavalo no emblema da Porsche é muito idêntico ao da Ferrari, mas está em posição destacada na dianteira dos desportivos da marca alemã porque faz parte integrante do emblema da cidade de Estugarda, onde a Porsche está sediada (o Cavallino da Ferrari é inspirado numa imagem que ostentava a fuselagem de avião da força aérea italiana durante a I Grande Guerra). Esta é a figura central do emblema que se manteve praticamente inalterado durante mais de sete décadas, mas que foi sendo alvo de modernizações. Cinco ao todo.

A Porsche iniciou em 1948 a sua atividade como fabricante de automóveis, mas só em 1952 estreou o icónico logótipo no seu primeiro carro produzido em série, o 356 – até aí assinava com letras todas as suas criações.

O emblema original foi sendo atualizado ao longo de tempo, nos anos de 1954, 1963, 1973, 1994, 2008 e agora em 2023, mas sempre com alterações subtis, como aliás é apanágio da empresa.

O que muda nesta versão mais recente é basicamente o fundo granulado característico, que desaparece, com a marca a introduzir um novo padrão de favo de mel nos espaços pintados a vermelho. Vermelho e preto são as cores do estado alemão de Baden-Württemberg, enquanto os motivos estilizados representam os chifres de veado do brasão da antiga região de Württemberg-Hohenzollern.

Apesar de discreta, a última revisão foi um processo que se prolongou por 3 anos, combinando desenhos 2D e 3D.

“Os 75 anos de aniversário dos carros desportivos da Porsche foram a ocasião para reformularmos essa marca”, comentou o vice-presidente de Design, Michael Mauer. “Com a sua execução mais limpa e de última geração, a crista refinada comunica o caráter da Porsche. Reinterpretámos as características históricas e combinamo-las com elementos de design inovadores, como uma estrutura alveolar e metal escovado. O resultado é um arco esteticamente ambicioso que une a história e o futuro da marca”.

O novo emblema: