As vendas em 2021 foram de 33.1 mil milhões de euros, mais 4.4 mil milhões de euros do que no ano passado, o que representa um crescimento de 15% (vendas do ano anterior: 28.7 mil milhões de euros). O lucro operacional foi de 5.3 mil milhões de euros, um valor que excedeu o alcançado no ano passado, 1.1 mil milhões de euros (um crescimento de 27%). Deste modo, a Porsche obteve um retorno operacional sobre as vendas de 16% (ano anterior: 14,6%).
Em 2021, a Porsche entregou 301.915 veículos a clientes a nível mundial. Isto significa que a marca dos 300.000 veículos foi ultrapassada pela primeira vez na história da empresa (no ano passado: 272.162 veículos entregues). Os modelos mais vendidos foram o Macan (88.362) e o Cayenne (83.071). O número de entregas do Taycan mais do que duplicou: 41.296 clientes receberam o primeiro Porsche totalmente elétrico. Isto ultrapassou o icónico 911, embora este automóvel desportivo também tenha estabelecido um novo recorde com 38.464 unidades entregues. Oliver Blume: “O Taycan é 100 por cento um Porsche e inspira todo o tipo de pessoas – atuais e novos clientes, especialistas e meios de comunicação. Estamos a intensificar a nossa ofensiva elétrica com outro modelo: em meados da década, queremos oferecer o nosso desportivo 718, de motor central, exclusivamente elétrico”.
No ano passado, quase 40% do total de veículos Porsche novos entregues na Europa já eram pelo menos parcialmente elétricos – ou seja, híbridos plug-in ou totalmente elétricos. Para além disso, a Porsche já tinha anunciado a intenção de se tornar numa marca neutra em carbono até 2030. “Em 2025, espera-se que metade do total de vendas de Porsche novos seja de veículos elétricos – ou seja, totalmente elétricos ou híbridos plug-in”, anunciou Blume. “Em 2030, a quota de veículos novos com motorização totalmente elétrica deverá ser superior a 80%”.
Para atingir estes objetivos ambiciosos, a Porsche está a investir em estações de carregamento premium, juntamente com parceiros – e adicionalmente na sua própria rede de carregamento. Outros investimentos estão a fluir para tecnologias centrais, como produção de módulos e sistemas de bateria. No recém-fundado Cellforce Group, estão a ser desenvolvidas células de bateria de alta performance, que deverão estar prontas para produção em série em 2024.
Em 2021, a Porsche aumentou o número de entregas em todas as regiões globais. Mais uma vez, o mercado individual com maior volume foi a China. Com quase 96.000 entregas, registou-se um aumento de 8% face a 2020. A Porsche cresceu de forma acelerada na América do Norte: nos Estados Unidos, o número de entregas aumentou uns impressionantes 22%, para mais de 70.000 unidades. Observou-se também uma evolução muito positiva na Europa: só na Alemanha, a Porsche aumentou a entrega de veículos novos em 9%, para quase 29.000 unidades.
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