O novo Cayenne vai ser revelado oficialmente a 18 de abril, no Salão de Xangai, na China, com a marca a mostrar, desde já, o conceito do sistema de infoentretenimento deste SUV desportivo, denominado Porsche Driver Experience, que introduz a ideia de um ecrã inteiramente digital, personalização versátil e operação intuitiva.
Os controlos mais importantes para a condução estão agrupados em torno do volante, tornando a tarefa do condutor mais simples, inspirando-se nalguns aspetos no elétrico Taycan. Entre esses estão o novo painel de instrumentos digital curvo de 12.6” (sem elemento superior de cobertura) com opções variáveis de apresentação: dependendo do nível de equipamento, há até sete opções de visualização, podendo escolher-se entre conta-rotações, navegação online, Assistente de Visão Noturna ou sistemas de assistência 3D.
A marca redesenhou também a consola central e apresenta um novo volante, derivado do utilizado no 911, que inclui o botão para variar os modos de condução entre ‘Normal’, ‘Offroad’, ‘Sport’ e ‘Sport Plus’. O seletor de condução está agora localizado do lado direito do volante. Dessa forma, ganha-se espaço na consola central para o controlador do ar condicionado num painel de aparência preta, que oferece comandos analógicos para maior simplicidade de utilização e mais espaço de arrumação para pequenos objetos.
De acordo com a Porsche, um dos predicados essenciais do sistema Porsche Driver Experience é o equilíbrio acertado entre elementos digitais e analógicos.
Ao centro está um novo ecrã de 12.3” de alta resolução, que é o centro nevrálgico de operações, permitindo comandar elementos de navegação, multimédia ou conectividade. Uma funcionalidade totalmente nova é a possibilidade de contar com um ecrã de 10.9” no lado do passageiro, podendo dessa forma comandar os sistemas de navegação ou modos de multimédia. Um revestimento especial garante que o ecrã não pode ser visto a partir do lado do condutor – ou seja, o passageiro pode ver um filme sem distrair o condutor.De resto, o ambiente interior mantém a tónica desportiva e luxuosa, embora com um novo design do painel de instrumentos, consola central e painéis superiores das portas, com um retoque horizontal a oferecer uma maior sensação de largura. As saídas de climatização estão alinhadas verticalmente, como é típico do Cayenne. Pela primeira vez, todas as saídas de ventilação do cockpit foram desenhadas sem ‘barras’.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.