A Porsche revelou o desenho do interior do renovado Cayenne, SUV de grande porte que promete ser mais do que um simples retoque circunstancial. Além de novas formas de conectividade, inclui um ecrã opcional para o passageiro.

O novo Cayenne vai ser revelado oficialmente a 18 de abril, no Salão de Xangai, na China, com a marca a mostrar, desde já, o conceito do sistema de infoentretenimento deste SUV desportivo, denominado Porsche Driver Experience, que introduz a ideia de um ecrã inteiramente digital, personalização versátil e operação intuitiva.

Os controlos mais importantes para a condução estão agrupados em torno do volante, tornando a tarefa do condutor mais simples, inspirando-se nalguns aspetos no elétrico Taycan. Entre esses estão o novo painel de instrumentos digital curvo de 12.6” (sem elemento superior de cobertura) com opções variáveis de apresentação: dependendo do nível de equipamento, há até sete opções de visualização, podendo escolher-se entre conta-rotações, navegação online, Assistente de Visão Noturna ou sistemas de assistência 3D.

A marca redesenhou também a consola central e apresenta um novo volante, derivado do utilizado no 911, que inclui o botão para variar os modos de condução entre ‘Normal’, ‘Offroad’, ‘Sport’ e ‘Sport Plus’. O seletor de condução está agora localizado do lado direito do volante. Dessa forma, ganha-se espaço na consola central para o controlador do ar condicionado num painel de aparência preta, que oferece comandos analógicos para maior simplicidade de utilização e mais espaço de arrumação para pequenos objetos.

De acordo com a Porsche, um dos predicados essenciais do sistema Porsche Driver Experience é o equilíbrio acertado entre elementos digitais e analógicos.

Ao centro está um novo ecrã de 12.3” de alta resolução, que é o centro nevrálgico de operações, permitindo comandar elementos de navegação, multimédia ou conectividade. Uma funcionalidade totalmente nova é a possibilidade de contar com um ecrã de 10.9” no lado do passageiro, podendo dessa forma comandar os sistemas de navegação ou modos de multimédia. Um revestimento especial garante que o ecrã não pode ser visto a partir do lado do condutor – ou seja, o passageiro pode ver um filme sem distrair o condutor.

De resto, o ambiente interior mantém a tónica desportiva e luxuosa, embora com um novo design do painel de instrumentos, consola central e painéis superiores das portas, com um retoque horizontal a oferecer uma maior sensação de largura. As saídas de climatização estão alinhadas verticalmente, como é típico do Cayenne. Pela primeira vez, todas as saídas de ventilação do cockpit foram desenhadas sem ‘barras’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.