Em causa está um módulo do bloco de células nas baterias fabricadas pela LG Chen que pode “em raras circunstâncias” levar a um “evento térmico e, em alguns casos a incêndio”, de acordo com as autoridades norte-americanas de segurança automóvel.
O recall abrange Porsche Taycan 100% elétricos construídos entre 21 de outubro de 2019 e 1 de fevereiro de 2024.
A decisão da Porsche é uma medida preventiva, uma vez que a marca “não tem conhecimento positivo de que “existam anomalias nos dados”.
A Porsche norte-americana vai chamar os Taycan aos concessionários para que os módulos das baterias sejam analisados. Se forem verificadas anomalias, o módulo afetado terá de ser substituído.Nos automóveis em que não for detetado qualquer problema, será instalado um software de diagnóstico a bordo monitorização da bateria, que emitirá um aviso se for detetado um problema futuro. Nesses casos, a marca aconselha a que a bateria seja carregada apenas até aos 80% de capacidade até à substituição do módulo.
A Porsche não sabe a quantidade de Taycan com problemas no bloco de células da bateria que poderá provocar o curto-circuito, pelo que optou por chamar todas as unidades contruídas entre aquelas datas.
Em Portugal, os concessionários ainda não foram alertados para este problema. Hugo Ribeiro da Silva, administrador do Centro Porsche Braga Porto, afirmou ao Motor24 ainda não ter conhecimento do problema, afirmando que se existirem unidades que tenham de ser intervencionadas, “atuaremos, entrando em contacto com os proprietários e resolvendo o problema”