A tentativa de recorde com o instrutor da Porsche Experience, Jens Richter, ao volante começou na tarde de 14 de janeiro de 2025 sob condições externas difíceis. “Sob a carga contínua extrema do Taycan durante o drift, a pista de gelo deteriorou-se mais rapidamente do que o esperado”, refere Jens Richter. “Por isso, tivemos de abortar a primeira tentativa após cerca de 11 quilómetros”.
Para a realização da segunda tentativa, a equipa mudou para pregos mais curtos e aproveitou o facto de as temperaturas do gelo terem descido novamente ao anoitecer. Esta tentativa foi bem-sucedida: Jens Richter manteve o Taycan GTS de série num drift controlado durante um total de 17,503 quilómetros ou 132 voltas, ao utilizar apenas o acelerador e pequenas intervenções de direção. Com esta distância, garantiu o recorde mundial para o mais longo drift contínuo de um veículo elétrico no gelo, ba-tendo assim o anterior recorde de 14,809 quilómetros. “Com o nosso novo título do Guinness World Records no gelo, o Taycan provou mais uma vez as suas qualidades de condução em drift”, afirma Jens Richter. “E desta vez mesmo com tração integral. O facto de o Taycan GTS poder ser controlado tão bem, mesmo em condições extremas, diz muito sobre o seu excelente chassis e a performance equilibrada”.
Sob a supervisão de um júri oficial do Guinness World Records, a tentativa foi feita na pista de gelo do Porsche Arctic Center em Levi, na Finlândia, cerca de 150 quilómetros
A norte do Círculo Polar Ártico. Para a tentativa do recorde, a equipa da Porsche Ex-perience criou um círculo com 59 metros de diâmetro. Para que a mesma fosse bem-sucedida, foram utilizados pneus com pregos de um milímetro da Michelin, disponíveis no mercado.
O Taycan GTS foi equipado com um dispositivo de medição GPS profissional para medir o percurso com a maior precisão. Este dispositivo não só documenta a distância percorrida, como também regista as ações do condutor, tais como os movimentos do volante, o acelerador e a travagem, e as forças G.
Carl Saville esteve presente na qualidade de júri oficial do Guinness World Records. Após a conquista do recorde, entregou o certificado ao piloto Jens Richter e a Christian Lehwald, Managing Director of the Porsche Arctic Center and Head of Porsche Experience and New Platforms na Porsche AG. “A nossa abordagem de marketing implica experimentar sempre coisas invulgares. No Porsche Arctic Center, encontramos condições excecionalmente boas para fazer drift no gelo. Com o novo Taycan GTS, temos um dos veículos elétricos mais potentes do mercado. Por isso, estávamos bastante confiantes de que poderíamos bater o recorde mundial com esta combinação e aceitámos o desafio”, afirma Christian Lehwald.
Os outros títulos Guinness World Records do Taycan
Com este novo recorde, o desportivo elétrico conquista o seu quarto certificado: em 2023, a Porsche já tinha estabelecido outro título do Guinness World Records com o Taycan Cross Turismo ao longo da rota Xinjiang-Tibete. A 5.573 metros, o modelo atingiu a maior mudança de altitude já registada por um automóvel elétrico.
Em 2021, o piloto Leh Keen acelerou um Porsche Taycan até aos 165,1 km/h numa sala de exposições em Nova Orleães, Louisiana. Desta forma, estabeleceu o recorde de velocidade por um veículo num edifício fechado. Por fim, em 2020, o instrutor da Porsche Experience, Dennis Retera, deu exatamente 210 voltas num Taycan no Porsche Experience Center (PEC) Hockenheimring, um total de 42,171 quilómetros em 55 minutos.
Sobre o Porsche Experience
O Porsche Experience é um programa que oferece experiências de condução únicas nas áreas de viagens de luxo, experiências de condução em autódromos e dinâmicas de condução no gelo e na neve – sempre caracterizadas pela Performance, precisão e prazer de condução.
O Porsche Ice Experience é realizado na Lapónia desde 1996 e em Levi desde 2014. Os desportos de inverno à maneira da Porsche têm encontrado muitos adeptos desde então: mais de 1.500 participantes treinam todos os anos o controlo do seu veículo nas pistas de neve e gelo e desfrutam de um programa de apoio variado. A área do Porsche Arctic Center cobre cerca de 300.000 metros quadrados e oferece ótimas oportunidades de prática nos quatro níveis de formação Discover, Learn, Boost e Race. Para a época de 2025, Hermann Tilke, designer de muitas pistas modernas de Fórmula 1, renovou e ampliou a pista. Poderá encontrar mais informações aqui.