M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Tal como muitos sonham em ser donos de um supercarro como símbolo de estatuto social, existem alguns que querem ter o estatuto de construtores de um supercarro. Mas no primeiro caso basta ter dinheiro para tornar possivel escolher um Ferrari, Porsche ou Lamborghini. Já no segundo é preciso convencer as pessoas que um nome quase desconhecido é melhor que um Ferrari, Porsche ou Lamborghini.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Por isso, estes pequenos construtores tentam oferecer ao mundo produtos que marquem a diferença face às marcas desportivas tradicionais. É o caso da Rezvani, uma nova marca que montou o seu arraial em Orange County, na Califórnia. A sua imagem de marca é o novo sistema de abertura das portas, chamado “sidewinder”, o mesmo nome em inglês da cascavel-de-chifres (Crotalus cerastes), uma serpente nativa da área.

Para mover este carro, é preciso um “veneno” muito potente. Neste caso, a Rezvani escolheu um motor 2.5 turbo preparado pela Cosworth, com 400 cv, que lhe permite atingir os 100 km/h em 3,5 segundos, para um peso de apenas 955 kg. A carroçaria é feita de materiais compósitos, e o sistema de iluminação já utiliza faróis em LED, como nos grandes construtores. Esta versão custa apenas 95 mil dólares (84.500 €)

Mas caso saiba a pouco, é possível escolher a versão X-Performance, que ganha várias peças do motor, incluindo pistões, árvores de cames, válvulas, molas e centralina usar tecnologia vinda da competição automóvel. Assim, a potência do motor Cosworth sobe para 525 cv, com uma redução de peso de 20 kg, que agora faz com que ultrapasse os 100 km/h em 3,2 segundos. Neste caso, o preço salta quase para o dobro, por 159 mil dólares (141.500 euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.