Portugal coordena projeto “Bauhaus of Sea Sails” para cidades costeiras neutras em carbono

25/02/2023

Projeto europeu “Bauhaus of the Seas” visa repensar a vida nas cidades costeiras e é coordenado por Portugal. Fundação Gulbenkian é parceira.

Foi lançada a iniciativa europeia “Bauhaus of Sea Sails” (Bauhaus dos Mares), que pretende ser um espaço de encontro entre cientistas, artistas, arquitetos e comunidades locais para a conceção de modos de vida situados na encruzilhada entre a sustentabilidade, a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia.

Dezoito organizações dos seis países selecionados vão trabalhar em conjunto, durante três anos, para encontrar soluções para a neutralidade climática, com especial enfoque nas cidades costeiras como interface para mares saudáveis, oceanos e massas hídricos, ajudando a indicar o caminho a seguir para outras ações do New European Bauhaus.

Em Portugal, estão envolvidas duas cidades: Lisboa e Oeiras. No plano europeu, outras cidades que participam no projeto são Roterdão, Veneza, Hamburgo, Malmo e Génova.

O “Bauhaus of Sea Sails” (Bauhaus dos Mares) é um dos seis projetos selecionados no âmbito dos chamados “projetos farol” – o único liderado por Portugal – financiados pelo Programa Europeu Horizonte Europa, no âmbito do Novo Bauhaus Europeu.

Coordenado por Lisboa, a partir do IST, o “Bauhaus do Mar” tem como parceiros nacionais a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras.

O propósito é “apresentar e debater abordagens para as cidades costeiras, aproximar o Pacto Ecológico dos cidadãos e das suas vivências, e mobilizar os europeus a imaginar e construir um futuro mais sustentável, inclusivo e estético”.

Do grupo de trabalho que criou o Bauhaus dos Mares e signatários do respectivo manifesto fazem parte: Nuno Jardim Nunes, professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e presidente do Interactive Technologies Institute; Frederico Duarte, crítico e curador de design, doutorado em curadoria na Birkbeck College, University of London e no Victoria & Albert Museum; Heitor Alvelos, presidente do Conselho Científico da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Miguel Figueira, arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, autor do livro “O mar é a nossa Terra”; e Mariana Pestana, doutorada em design de arquitectura, Fundadora/ arquitecta e curadora na The Decorators , Reino Unido. O conceito e o design gráfico são da autoria de Miguel Figueira e José Albergaria.