Portugal é líder no desenvolvimento de software para os camiões MAN

15/02/2023

O hub tecnológico do Grupo Volkswagen (Volkswagen Digital Solutions) está sediado em Portugal desde 2018, e divide-se em três unidades de tecnologia: a Core Operations + Development (CODE), a Software Development Center (SDC) e a MAN Digital Hub (MDH).

É precisamente o MAN Digital Hub que tem mais pessoas a desenvolver projetos para a marca de camiões e transportes coletivos MAN Truck & Bus, que pertence ao Grupo Volkswagen.

O objetivo desta unidade é a criação de produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais, incluindo o desenho e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e serviços digitais centrados no utilizador para as várias áreas de negócio da MAN Truck & Bus.

Andre Wehner, o CIO da MAN Truck & Bus refere que: “Quando se decidiu criar a MAN Digital Hub em Lisboa, concordamos que apesar de estarmos a trabalhar numa localização diferente, iríamos trabalhar como uma só equipa. Este mindset permitiu o crescimento da MDH, tornando-se referência e segunda localização, e pôs a marca MAN rapidamente no mapa da digitalização”.

Com uma faturação no ano de 2022 de cerca de 30 milhões de euros, Felix Krueger, o diretor da unidade de tecnologia espera que o hub tecnológico português atinja os 50 milhões em 2023.

“A Volkswagen Digital Solutions foi criada como uma resposta exclusiva à estratégia de digitalização das marcas do Grupo Volkswagen. Desenvolvemos soluções tecnológicas e serviços digitais focados no utilizador para as diferentes áreas de negócio da MAN Truck & Bus. Por exemplo, uma das soluções é a MAN NOW: um software que assegura a personalização tanto de um camião, como de uma frota inteira, independentemente da sua localização geográfica. O nosso valor acrescentado é criar e disponibilizar ferramentas que permitam personalizar os veículos “over-the-air”, que vão de encontro às necessidades dos gestores de frota e dos condutores, simplificando-lhes a vida para que possam fazer melhor o seu trabalho”, afirma Krueger quando questionado sobre a natureza dos projetos que desenvolvem.

 

Representando já metade da força de trabalho da Volkswagen Digital Solutions, a unidade tecnológica MDH, atualmente com 200 trabalhadores, pretende chegar aos 250 ainda em 2023. Felix Krueger adianta ainda que o maior ativo são as pessoas e a estratégia de crescimento do MAN Digital Hub é baseada na diversidade: “Investimos de igual modo nos mercados nacional e internacional, e temos atualmente mais de 30 nacionalidades, com cerca de 40% de estrangeiros a trabalhar em conjunto. Acreditamos que o multiculturalismo é benéfico para o nosso negócio e pessoas de origens diversas encontram as melhores soluções.”