O veículo particular continua a ser o meio de transporte preferido em todos os Estados-Membros, mas só há um país onde se conduz mais do que em Portugal.

Portugal é o segundo país da União Europeia onde o automóvel é o meio de transporte mais utilizado. É a conclusão de um estudo elaborado pelo Eurostat, instituição responsável pela recolha e publicação de dados estatísticos da EU, que indica que, em 2017, o carro representou 88,5% das viagens em território nacional, só atrás da Lituânia, com 91,1%. A Eslovénia surge no último degrau do pódio, com o automóvel a ser o meio escolhido em 88,5% do total de quilómetros realizados naquele país.

De acordo com as contas gabinete europeu de estatísticas, o veículo particular é, de longe, o modo de transporte de passageiros mais importante em todos os Estados-Membros com uma média de 83,3%, quando comparado com alternativas como o autocarro, usado em 7,9% das deslocações, e os autocarros, que foram opção em 8,8% das viagens feitas por passageiro na Europa.

Enquanto em Portugal quase 90% dos quilómetros são percorridos pelo automóvel particular, na Hungria, o peso dos autocarros nas deslocações é de 21,7%. Na Áustria, registam-se os mais elevados níveis de utilização do comboio, com 12,1% dos quilómetros percorridos.