Portugueses querem mais lugares de estacionamento para trotinetes

20/05/2023

Em média, mais de metade dos inquiridos num estudo europeu que englobou 12 cidades distribuídas por Portugal, Alemanha e Noruega, prefere ver mais espaço ser dedicado ao estacionamento de trotinetes em vez de automóveis.

 

A Bolt anunciou que, em média, mais de metade dos inquiridos num estudo europeu que englobou 12 cidades distribuídas por Portugal, Alemanha e Noruega, prefere ver mais espaço ser dedicado ao estacionamento de veículos de micromobilidade, como trotinetes, em vez de automóveis.

O estudo, conduzido pelo Instituto Francês de Opinião Pública, mostra ainda que 26% dos portugueses nota já mesmo uma melhoria nos hábitos de estacionamento nas cidades ao longo dos últimos dois anos.

A informação foi recolhida junto dos utilizadores através de um inquérito, conduzido entre novembro e dezembro de 2022. No total, foram mais de 2400 os participantes neste estudo, com distribuição adequada para assegurar representatividade em termos de género, idade e dimensão populacional das cidades e países correspondentes.

As trotinetes são já a solução de mobilidade para cerca de um terço da população das cidades nos países inquiridos, refere a Bolt. Em Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia, 67% dos portugueses apoiam a substituição dos lugares de estacionamento dos automóveis por áreas de estacionamento para a micromobilidade, enquanto 42% das pessoas que vivem em cidades alemãs (incluindo Berlim, Munique e Dusseldorf) e 44% nas norueguesas (Oslo e Bergen) também gostariam de ver isso acontecer.

Frederico Venâncio, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal, explica que “procurámos compreender melhor o que as pessoas pensam sobre as trotinetes e o seu estacionamento. O nosso objetivo é utilizar as informações para ajudar as cidades a melhorar os hábitos de estacionamento de trotinetes e calibrar o nosso próprio estacionamento com Inteligência Artificial e os esforços educativos em conformidade”.

Em Portugal, o serviço de micromobilidade da Bolt já está presente em 16 cidades de norte a sul do país: Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Cascais, Oeiras, Setúbal, Santarém, Barcelos, Seixal, Montijo, Santa Maria da Feira, Palmela e Alcácer do Sal.

Frederico Venância acrescenta que, “atualmente, os carros particulares ocupam muito espaço público; em média, fazem menos de duas viagens por dia e ficam parados 95% do tempo. Por outro lado, uma trotinete partilhada pode ser utilizada por vários utilizadores todos os dias. Uma melhor infraestrutura de micromobilidade traduzir-se-á num maior número de pessoas que poderão deixar em casa o seu carro, ajudando as cidades a tornarem-se menos poluídas, congestionadas e ruidosas”.

As causas para o pobre estacionamento das trotinetes foram também abordadas neste inquérito: a falta de conhecimento dos utilizadores é o principal ponto destacado, seguido da falta de clareza das regras de estacionamento e, em terceiro lugar, a falta de infraestruturas dedicadas para a arrumação destes veículos na via pública.