Posto de carregamento ultrarrápido inaugurado em Bragança

22/04/2024

A Atlante inaugurou em Bragança uma nova estação de carregamento ultrarrápido cofinanciada pela União Europeia.

 

A Atlante, empresa do Grupo NHOA dedicada à rede de carregamento rápido e ultrarrápido de veículos elétricos (VE), inaugurou uma nova estação de carregamento ultrarrápido em Bragança, alargando a sua rede em Portugal.

Estes locais serão cofinanciados pela União Europeia, como resultado da seleção da Atlante no âmbito do Connecting Europe Facility (“CEF “) 2 Transport – Alternative Fuel Infrastructure Facility (Instalações de Infraestrutura de combustíveis alternativos), o programa de financiamento da União Europeia que apoia as infraestruturas de transporte europeias e facilita a implantação da infraestrutura de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos ao longo da rede rodoviária transeuropeia de transportes (RTE-T).

Equipada com quatro pontos de carregamento ultrarrápido de até 300kW, a nova estação de carregamento Atlante está localizada na zona de estacionamento do Restaurante Nó da Seara, na saída 44 da autoestrada A4 (Autoestrada Transmontana) que liga o norte de Portugal a Espanha.

Para permitir que quatro veículos carreguem simultaneamente até 300kW, está disponível um transformador de potência nas proximidades da estação para uma fonte de alimentação de média tensão.

Segundo a empresa, a estação será acessível a pessoas com mobilidade reduzida, aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, a todos os veículos elétricos e compatível com todos os padrões de carregamento e prestadores de serviços para mobilidade elétrica.

Depois de Bragança, a Atlante refere estar a planear a abertura de novas estações com características semelhantes em Tondela, Guarda e Vila Velha de Rodão.

“ESTA ESTAÇÃO DEMONSTRA A NOSSA VONTADE EM PRIORIZAR, NÃO SÓ AS GRANDES CIDADES, MAS TAMBÉM O INTERIOR DE PORTUGAL QUE É DENSO EM TRÁFEGO, MAS ESCASSO EM INFRAESTRUTURA DE CARREGAMENTO”, AFIRMA STEFANO TERRANOVA, CEO DA ATLANTE.

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No que diz respeito ao preço, a Atlante adotou uma estratégia que envolve uma tarifa por kWh (€/kWh) “para evitar penalizar os veículos da geração mais antiga que não podem aproveitar a cobrança de carregamento rápido. Assim, a Atlante garante que o custo total do carregamento reflita a energia real cobrada e não o tempo gasto para carregar, sendo inclusivo para todos os tipos de veículos elétricos”.