O primeiro elétrico da CUPRA, o Born, enfrenta mais uma fase de ensaios de desenvolvimento, com vista à averiguação da fiabilidade e comportamento dinâmico em condições de frio extremo e neve em temperaturas muitas vezes a rondar os 30 graus negativos.

Num ponto de destino para o qual confluem muitas marcas ao longo dos anos, o Círculo Polar Ártico costuma ser palco para uma das fases mais importantes do desenvolvimento dos diferentes automóveis, sejam térmicos, sejam – agora – elétricos.

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Aproveitando os rigores do inverno local, os engenheiros da CUPRA passaram dois anos a testar o automóvel neste ambiente agreste, utilizando muitas vezes tecnologia de ponta para o efeito. Esta é uma fase decisiva no desenvolvimento do CUPRA Born, com o novo elétrico desportivo – produzido com base na plataforma MEB do Grupo Volskwagen – a cumprir mais de 1000 testes nas temperaturas mais frias do planeta com o objetivo de conduzir 30.000 quilómetros dia e noite. A marca espanhola indica que os testes foram superados com sucesso por parte do novo Born.

Além da fiabilidade e resistência de todos os sistemas e componentes, o dinamismo é também alvo de bastante análise nestes ensaios em condições de gelo e neve. No caso do CUPRA Born, o Controlo Dinâmico do Chassis e as diferentes opções de firmeza dos amortecedores são testados num circuito num lago congelado. A parte interior da pista está mais polida, a parte exterior menos, de modo a promover o deslize. Desta forma, os engenheiros asseguram o caráter desportivo sem impacto no ambiente.

Também a precisão de travagem é afinada, o que tem ainda mais impacto num modelo que conta com regeneração de energia derivada do sistema de travagem. Simulando diversas condições e de grande dificuldade, os sensores nas quatro rodas analisam cada tipo de terreno para encontrar o equilíbrio que proporciona a travagem mais estável.

Para os passageiros, também o conforto térmico deve ser à ‘prova de frio’, pelo que, mesmo a 30 graus negativos, o Born deve fornecer o nível máximo de potência de aquecimento desde o primeiro segundo. Apesar de estarem a quase 4000 quilómetros do Centro Técnico de Martorell (Barcelona), os engenheiros utilizaram tecnologia de ponta, tais como impressoras 3D, para desenvolver o sistema de ar condicionado.

A apresentação mundial do primeiro modelo 100% elétrico da CUPRA terá lugar no início de maio.

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