M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As viaturas das principais figuras de estado não podem ser automóveis comuns, por motivos de segurança. Mas muitos contribuintes ficam espantados com o custo normal de um carro blindado, uma despesa que quase parece um luxo desnecessário, até porque envolve encerrar o serviço do modelo anterior. Que, no caso do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, implica “deitar fora” um carro de 500 mil euros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Atualmente, Rajoy desloca-se num Audi A8 L Security, modelo preparado com duas toneladas de material de reforço, que necessita de um motor 6.3 W12 (três filas de quatro cilindros, ao contrário do V12, que tem duas de seis) com 450 cv de potência e tração permanente às quatro rodas. Só que o Audi já tem 16 anos e 272 mil quilómetros, tendo servido aos antecessores de Rajoy, Aznar e Zapatero, e começa a necessitar de ser substituído.

A limusine alemã custou 498 mil euros em 2002, e um automóvel novo promete ser bem mais caro que isto. E como a Audi acabou de lançar um novo A8 e ainda não tem uma versão Security, o Governo espanhol poderá ter que optar por um Mercedes Classe S ou BMW Série 7, também longos e também com motores V12, para o lugar do Audi.

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