Primeiro os chips, agora os emblemas. Ford enfrenta falha inesperada na produção

28/09/2022

Há milhares de modelos da Ford parados para entrega: faltam os emblemas da oval azul e os logótipos que identificam as respetivas versões…

A crise dos chips semicondutores ainda castiga fortemente a produção e, consequentemente, as vendas de automóveis novos no mundo, mas a Ford tem mais um quebra-cabeças para resolver nas suas linhas de montagem: faltam logótipos para fazer carros novos!

De acordo com a Reuters, o construtor norte-americano foi obrigado a parar as entregas de mais de 40 mil unidades de alguns dos seus modelos de maior sucesso no mercado doméstico, como é a pick-up F-150, por falta dos emblemas da oval azul para colocar na dianteira e na traseira dos carros e também os números e letras que compõem cada designação de uma versão específica.

O contratempo deve-se a problemas de produção enfrentados pela empresa fornecedora, a Tribar Technologies, com sede no Michigan, obrigada a reduzir atividades desde junho, depois de uma denúncia de descargas ilegais no circuito de águas local.

A Ford chegou a considerar soluções alternativas, como o recurso às tecnologias de impressão 3D, mas a qualidade das peças fabricadas através deste método não convenceu o fabricante.

Entretanto, a fila de veículos em espera, parqueados nas imediações da fábrica no estado norte-americano do Kentucky, já impressiona.