A Prodrive deu a conhecer mais detalhes sobre o P25, uma reinterpretação do popular Subaru Impreza 22B que competiu no Mundial de Ralis (WRC) na década de 1990. A estreia deste modelo com mais de 400 CV irá acontecer no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, a 23 de junho.

Passaram-se 25 anos desde que a Prodrive estreou o Impreza WRC numa carroçaria coupé de duas portas, o qual inspirou o Impreza 22B do qual apenas foram produzidos 424 exemplares, atingindo um estatuto de automóvel de culto com sistema de tração integral e motor turbo.

Para homenagear esse modelo e o envolvimento da Prodrive no projeto da Subaru nos ralis, a companhia britânica anunciou que irá criar uma série limitada de apenas 25 unidades com base em chassis dos WRC WRC originais. Trata-se do mesmo chassis usado no Impreza WRC, mas aligeirado em peso, a que se junta ainda um motor mais potente e melhoria dos sistemas dinâmicos.

A Prodrive recorreu à utilização extensiva de fibra de carbono para reduzir o peso (sendo de apenas 1200 kg) e incrementar a rigidez estrutural. O capot, tejadilho, tampa da bagageira, embaladeiras, espelhos retrovisores, asa traseira e para-choques foram produzidos em carbono, enquanto no interior há bancos de competição mais leves (opcionalmente), juntando-se ainda uma bateria de iões de lítio.

O motor ‘boxer’ de 2.5 litros e quatro cilindros é utilizado neste P25, mas com mais de 400 CV de potência e 600 Nm de binário, combinado com uma caixa de velocidades semi-automática de seis relações (com patilhas atrás do volante), controlo de arranque derivado do Mundial de Ralis e sistema anti-lag turbo para melhorar as respostas. Dessa forma, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,5 segundos.

Com base no mais recente bloco de 2.5 litros da Subaru, o motor foi totalmente revisto pela Prodrive, com componentes melhorados no seu interior, como os pistões ou o revestimento dos cilindros. Há ainda um sistema turbo Garrett de competição com um intercooler de alta performance e sistema de escape em titânio da Akrapovic.

A tração é oferecida às quatro rodas através de um diferencial central ajustável e mais dois diferenciais anti-deslizamento à frente e atrás. Também a suspensão foi revista de forma profunda, ajustada no camber e na geometria para assim tirar melhor partido da largura de vias mais ampla de 1770 mm. Os amortecedores Bilstein são ajustáveis em compressão e distensão, enquanto as molas e as barras estabilizadoras foram otimizadas para o comportamento dinâmico no asfalto.

O sistema de travagem é fornecido pela AP Racing, com discos ventilados à frente de 380 mm e de 350 mm atrás. As jantes de 19 polegadas contam com pneus Bridgestone Potenza 235/35 R19.

O P25 imaginado pela Prodrive ainda em esboço.

O painel de instrumentos é agora também agraciado com tecnologia moderna, com um ecrã de vários menus e um painel que permite escolher diferentes parâmetros de resposta de motor e do acelerador. Uma particularidade interessante é a de dispor de um travão de mão hidráulico que desativa automaticamente o diferencial central para cortar a tração às rodas traseiras. Esse travão é complementar ao sistema de parque elétrico.

Embora disponha de quatro lugares a bordo, o P25 pode remover os lugares traseiros para baixar o peso e montar uma ‘jaula’ de segurança parcial.

O preço de toda esta exclusividade a fazer lembrar os tempos de Colin McRae e Richard Burns ronda as 460 mil libras esterlinas (a que acrescem os impostos).

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