Programa de compensação de emissões de veículos clássicos lançado em Portugal

20/01/2023

Porque a sustentabilidade está, cada vez mais, no centro de tudo e a utilização de automóveis, sejam eles clássicos ou de competição, não deve ser uma exceção, o Museu do Caramulo lançou um programa de compensação de emissões de carbono para veículos clássicos.

 

O Museu do Caramulo lançou o “Zerar”, um programa de compensação de emissões de carbono, destinado a todos os proprietários de automóveis clássicos e desportivos, que queiram fazer um uso responsável dos seus veículos.

A compensação das emissões é feita através do site www.zerar.pt, onde os proprietários podem adquirir os créditos de carbono necessários para anular a utilização de um veículo ao longo do ano.

Para tal, o programa Zerar disponibiliza um simulador que indica as emissões geradas por tipo de veículo e quilómetros percorridos ao longo de um ano.

O PAPEL DOS CRÉDITOS DE CARBONO DE ELEVADA QUALIDADE É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A REDUÇÃO DE CARBONO ATÉ 2030 E CHEGAR À COMPENSAÇÃO TOTAL ATÉ 2050.

Para Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Direção do Museu do Caramulo, “a sustentabilidade é, cada vez mais, colocada no centro de tudo o que fazemos, e a utilização de automóveis, sejam eles clássicos ou de competição, não deve ser uma exceção, principalmente se queremos que estas atividades se prolonguem no futuro. Temos todos que desempenhar o nosso papel, se queremos atingir as metas de descarbonização propostas, e o público em geral até já está bastante consciente desta tendência, mas muitas vezes não é claro como é que pode ou deve ser feito”.

No cumprimento do disposto no Acordo de Paris, o planeta deve rapidamente reduzir as suas emissões de forma a limitar o aquecimento global a 1,5 graus celsius, tendo como referência os níveis pré-industriais.

Salvador Patrício Gouveia refere que “o programa Zerar serve exatamente para facilitar e democratizar estes processos, assim como para conferir paz de espírito aos proprietários que querem desfrutar dos seus clássicos ou desportivos, de forma responsável e sustentável, nas suas deslocações ou provas”.

Para levar a cabo este programa, o Museu do Caramulo quis garantir os créditos com o melhor rating no mercado, associando-se assim à Net-Hero, uma organização inglesa especializada na aquisição e negociação de carbono.

O programa Zerar selecionou os melhores projetos a serem financiados, permitindo, assim, garantir que cada crédito de carbono adquirido, representa efetivamente uma tonelada de dióxido de carbono que é removida da atmosfera.