A Tesla ganhou o braço de ferro nos tribunais e tem carta verde para derrubar floresta na Alemanha, contra os apelos das associações ambientalistas.

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo fez marcha atrás na decisão que ordenava a suspensão imediata do corte de árvores para a construção de uma nova unidade fabril da Tesla em Grünheide, no estado de Brandemburgo, Alemanha.

A Tesla está agora autorizada a retomar os trabalhos de terraplanagem na zona de floresta nos arredores de Berlim, onde está a construir a sua primeira fábrica em solo europeu.

Quem não desacelera nos protestos são as associações ambientalistas, que continuam a argumentar que, em causa, está a vida selvagem local e também o fornecimento de água naquela região. Peter Altmaier, ministro da economia da Alemanha, saiu em defesa do projeto, lembrando que a fábrica da Tesla em Berlim será um dos mais importantes empreendimentos industriais na história recente do estado.

Esta fábrica na Alemanha, a quarta, a juntar às americanas do Nevada e Nova Iorque e à chinesa de Xangai, irá estar preparada para construir baterias, motorizações e veículos, começando com a produção do modelo Y, o novo SUV para acrescentar ao portefólio de modelos 100% elétricos da marca de Elon Musk.