O Fiat Cinquecento iniciou a sua produção em 1991, juntando-se ao Fiat Panda nos modelos de entrada na gama da marca italiana e substituindo o Fiat 126 que ainda se encontrava em produção em alguns países, por exemplo na Polónia (na fábrica da FSM, onde se localizava precisamente a produção do Cinquecento). O desenho esteve a cargo de Ermanno Cressoni, após a evolução de vários protótipos durante os anos 80.
Como era apanágio da Fiat aquando do lançamento de um modelo novo, esta enviava vários exemplares para as carrozzerias italianas para darem asas à sua imaginação e produzirem protótipos com base nesse modelo para serem apresentado no Salão de Turim do ano seguinte.
No Salão de Turim de 1992 foram então apresentados vários protótipos com base no Fiat Cinquecento, uns mais radicais que outros. A Bertone seguiu o caminho mais extremo e apresentou o Rush, uma espécie de buggy com base no Cinquecento.
O seu design foi inspirado nos buggys e nos veículos de praia dos anos 60, assim como nos pequenos carrinhos telecomandados, tudo resumido ao mais básico para o puro divertimento nos dias solarengos e quentes. Com apenas dois lugares, o Rush foi concebido como um cru descapotável, sem qualquer capota ou resguardo de emergência.
A nível mecânico, este mantinha o motor original do Fiat Cinquecento de quatro cilindros em linha com 903cc de cilindrada e uma potência de 40cv.Como seria de esperar o Cinquecento Rush nunca entrou em produção, mas o único protótipo produzido parece ter sobrevivido até aos dias de hoje.