Protótipo Plymouth Cuda utilizado na exposição Rapid Transit System reapareceu após 50 anos

24/04/2023

O Plymouth Barracuda foi lançado em 1964, para se inserir no segmento dos pony cars e assim rivalizar com o Ford Mustang, que estava a ter um grande sucesso. A geração de maior sucesso foi a terceira e última, lançada em 1970, com base na plataforma Chrysler E-body, partilhada com o Dodge Challenger. Dessa terceira geração, a versão mais desportiva era designada de Plymouth Cuda.

Presente neste artigo está o Plymouth Cuda 440 Rapid Transport, um dos quatro automóveis construídos para integrarem a caravana Rapid Transport System da Plymouth, que percorreu os EUA em 1970 e 1971, de modo a promover a marca. Todos os automóveis foram desenhados e personalizados por Harry Bradley, designer da Hot Wheels e, neste caso específico do Cuda, foi construído à mão por Chuck Miller, com as alterações efectuadas na carroçaria produzidas em chapa.

Ao nível mecânico, este exemplar está equipado com o motor V8 440 original de 385cv, acoplado a uma caixa automática TorqueFlite.

Após o evento para o qual foi construído, este protótipo ficou escondido durante mais de 50 anos e mesmo quem sabia a sua localização e tentava fazer uma oferta o proprietário não o vendia. Inclusivamente, todos os outros três automóveis foram adquiridos pelo mesmo coleccionador nos anos 90, Steven Juliano, mas nunca conseguiu adquirir este Cuda para completar a sua colecção.

Agora, passados esses 50 anos, o Plymouth Cuda 440 Rapid Transport irá finalmente ser levado a leilão, nunca restaurado e no estado deixado quando foi adquirido após as exposições, no odómetro marca apenas 967 milhas, cerca de 1.500 quilómetros. O leilão irá ser levado a cabo pela Mecum no próximo dia 20 de Maio, em Indianapolis, sem existir um valor estimado de venda.