Na lista de países da Europa com mais radares em funcionamento, Portugal está fora do Top10, com menos de três radares por cada mil quilómetros.

Com a entrada em vigor de regras de segurança mais exigentes para automóveis novos na Europa, que prevê, por exemplo, a instalação de limitadores de velocidade de série, entre muitos outros equipamentos, considerou-se que a medida poderia representar o fim das multas por excesso de velocidade. O que não corresponde à verdade. Primeiro, porque o sistema conhecido na indústria como o Intelligent Speed Assist (ISA), apesar de detetar e alertar para os limites legais em cada via, não atua nos travões nem na mecânica. Depois, porque não há sinais de abrandamento das autoridades para a utilização de radares, cada vez mais evoluídos e em maior número.

A Statista elaborou uma lista com base nos dados compilados pela SCDB.info com os números dos radares que existem em mais de uma centena de países. A estatística compara a quantidade de dispositivos de tipos diferentes instalados com o total de quilómetros de estrada em cada país, calculando-se depois a média de radares por cada mil quilómetros.

No topo deste ranking está a Itália, com um total de 10.787 radares em funcionamento, o que resulta numa média de 22,1 por cada 1.000 km.

Seguem-se:
-Bélgica: 19 radares/1.000 km
-Reino Unido: 18,4 radares/1.000 km
-Suiça: 9,5 radares/1.000 km
-Alemanha: 7,3 radares/1.000 km
-Países Baixos: 6,5 radares/1.000 km
-Suécia: 4,1 radares/1.000 km
-França: 3,4 radares/1.000 km
-Grécia: 3,3 radares/1.000 km
-Espanha: 3 radares/1.000 km